Universidade Federal do Tocantins aprova cota para quilombolas
- On:
- 0 comentário
Na tarde desta terça-feira (19), véspera do Dia Nacional da Consciência Negra, durante a reunião do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Tocantins, foi aprovada a cota para estudantes pertencentes a comunidades quilombolas no processo seletivo dos cursos de graduação da UFT.
O Conselho reuniu-se no auditório do Bloco IV, e a sessão foi conduzida pelo reitor Márcio Silveira e pela vice-reitora Isabel Auler.
Após explanação e discussão da proposta pelos conselheiros, eles votaram de modo unânime pela criação de uma cota específica para moradores e descendentes de comunidades quilombolas no processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da UFT, garantindo 5% das vagas disponíveis (o que perfaz um total de 85) para os candidatos com este perfil, para ingresso a partir do segundo semestre de 2014.
“Estou muito feliz, não só por mim, mas por todas as comunidades quilombolas, por este espaço aberto na UFT, um espaço que nós não tínhamos antes, mas agora reconhecidamente como quilombolas”, disse Samara Tavares da Silva, estudante e representante das comunidades de Carrapato, Mata e Formiga sobre a aprovação da cota.