Crime ambiental: Rio Bezerra acorda com mortandade de peixes

Milhares de peixes morreram
no rio bezerra 

Água esverdeada em pleno período chuvoso



O rio bezerra, que divide os estados de Goiás e Tocantins, sofre mais um baque da exploração humana irresponsável


Nesta quarta-feira, 14, moradores ribeirinhas, tanto do lado do Tocantins como do lado de Goiás, acordaram com a imagem desoladora de milhares de peixes mortos no leito e nas margens do rio. 


Essas fotografias foram feitas por fiscais da Naturatins, o órgão ambiental do estado Tocantins, que foi acionado por moradores, assustados com o desastre ambiental. 


Segundo um dos fiscais, minutos antes de chegarem ao local, funcionários da empresa Itafos/MBac estavam enterrando alguns peixes em sacos plásticos. 


A empresa chegou recentemente na região e construiu grandes represas no leito do rio para a exploração mineral na fabricação de fosfato.


Ainda é cedo para acusar a empresa como a responsável pela mortandade de peixes no rio bezerra, pois só um laudo técnico pode relevar a origem da contaminação. 


Todavia, são fortes os indícios de que a Itafos/MBac é mesmo a responsável por este desastre ambiental, sem precedentes no nosso querido Rio Bezerra.


Ainda segundo fiscais da Naturatins, moradores que moram há pelo menos 30 anos no local, nunca viram isso antes. 


“Mesmo na época da seca, os poços nunca ficaram com água esverdeadas como está agora. Ainda que mesmo na seca com as águas empossadas, sempre usamos dessa água para a sobrevivência, pra beber, tomar banho e dar águas para os animais”, disse um dos moradores. 


Este é o segundo episódio, em pouco menos de seis meses, envolvendo o rio bezerra e a empresa Itafos/Mbac. 


No segundo semestre do ano passado, moradores ribeirinhas acusaram a empresa de secar o rio com suas represas e os deixarem sem água, até mesmo para dar aos animais.  


Só depois de denúncias aqui neste Blog é que os administradores da empresa “soltaram” mais água e arrefeceram a sede de bichos e pessoas ribeirinhas.


E o pior de tudo isso, meus amigos, que esse é apenas o começo da exploração. Sinto muito, mas parece ser este o começo de um fim. 


Exigimos uma investigação imediata para este desastre ambiental e punições rigorosas para os responsáveis. 



Funcionários da empresa foram
flagrados enterrando os peixes

Deixe um comentário