Analfabetismo no nordeste de Goiás impera. Cavalcante, infelizmente, é o pior município do estado
Interior da escola municipal em Vão das Almas, em Cavalcante (GO) |
Interior da escola municipal em Vão das Almas, em Cavalcante (GO) |
Em 4 anos, pouca coisa mudou.
Em números, são nada menos que 362.829 goianos na faixa etária de 15 anos ou mais que não sabem ler nem escrever.
E 44.837 pessoas negras (13,8%) do Estado são analfabetas; entre os pardos, 197.162 pessoas (8,8%); entre os brancos, 115.862 (6,1%).
O município goiano com o menor porcentual de analfabetos é Goiânia, o que se compreende pela priorização de investimentos por parte do governo estadual e da prefeitura que arrecada mais recursos. São apenas 3,3% de analfabetos na Capital, que em números absolutos chega a praticamente 34 mil pessoas.
Mas a pequena Anhanguera, na microrregião de Catalão, Sul do Estado, também tem um índice invejável.
Inversamente, em porcentuais, dois municípios goianos ostentam índices de inaptos no alfabeto que abrangem mais de um quarto de suas respectivas populações: Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros (Norte do Es-tado), com 26,9%, ou 1.693 pessoas) e Castelândia (25,3% ou 716 pessoas), no Sudoeste do Estado.
Importante observar que em 2010, 200.123 goianos não sabiam ler e escrever — considerando a população que estava em creches, pré-escola, classe de alfabetização e alfabetização de jovens e adultos —, mas que neste ano já conseguiram suprir essa deficiência, pelo menos a maior parte deles.
Considerando o ranking nacional, Goiás está em oitavo lugar entre os Estados com menor porcentual de analfabetismo.
Índice cai, mas o País não está bem na fita
Mesmo com essa diminuição, a taxa de analfabetismo na região Nordeste ainda ultrapassa um quarto da população, chegando a 28% das pessoas nessa faixa etária.
Na Região Sul o porcentual era de 1,1% e no Sudeste, de 1,5%. Entre jovens e adultos, o levantamento revela que 32% deles não contavam com o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Com textos e dados do Jornal Opção, de Goiânia