“Escola profissional é uma grande conquista para a região”, diz Sandoval em Arraias
Governador Sandoval fiscalizou as obras de construção da escola padrão de ensino profissional em Arraias e destacou importância da unidade de ensino para a região – Lucas Nascimento – Ascom Seduc – |
Escola de ensino profissional em Arraias está sendo construída com recursos dos governos federal e estadual e vai atender estudantes de toda a região sudeste – Lucas Nascimento – Ascom Seduc – |
Moradora de Arraias há 20 anos, Cláudia planeja matricular o filho caçula na escola que está sendo construída na cidade – Lucas Nascimento – Ascom Seduc |
O governador do Estado, Sandoval Cardoso, em companhia da secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, fiscalizou as obras de construção da Escola Estadual Padrão de Ensino Profissional em Arraias, a 413 Km de Palmas, na região sudeste do Tocantins.
Contando com um investimento de R$ 7.890.117,97 dos tesouros federal e estadual, a unidade escolar ofertará ensino profissionalizante para alunos do município e das cidades vizinhas.
Há cerca de 20 dias o ritmo das obras ganhou mais agilidade, uma determinação do governador. Na tarde desta segunda-feira, 16, quando esteve no município para uma agenda de governo, Sandoval Cardoso vistoriou as obras. “Assim que inaugurada, esta escola vai atender a 1.500 alunos e ajudá-los a ter uma formação diferenciada.
Esta é uma região importante e tem muito para se desenvolver, e profissionalizar os nossos jovens colabora para isto. Esta integração entre o governo estadual, as escolas e as prefeituras é fundamental para que tudo isto dê certo”, afirmou o governador.
Para a secretária Adriana, a Educação deve sempre buscar atender às demandas educacionais locais e isto deve ocorrer a partir do diálogo, como vai ocorrer na definição dos cursos a serem ofertados na nova unidade.
“Nós temos que primar por atender aos anseios de cada local, e esta escola de ensino profissionalizante será muito importante para Arraias e região, pois vai garantir a formação de mão-de-obra especializada.
Por isto vamos definir os cursos somente após dialogar com as comunidades e os gestores locais, porque não adiantaria ter uma estrutura magnífica como esta se não pensarmos no diagnóstico econômico da localidade, no que ela necessita e naquilo que trará um retorno para a região”, explicou.
Com o novo fôlego nas obras, o diretor regional de ensino de Arraias, Leonardo Victor dos Santos, também fala sobre a importância da unidade de ensino para a região.
“É importante ressaltar que esta escola trará muitos benefícios para toda a nossa região. São 12 mil m² sendo preparados para oferecer formação plena para os nossos estudantes, formação plena e focada nas demandas locais, já que somos carentes de mão de obra especializada.
Como a proposta do governo é contemplar a nossa cultura local, acredito que as áreas da agricultura e da pecuária serão contempladas, porque elas são muito fortes no sudeste do Estado.
Esta sintonia entre o Estado, os alunos e o mercado de trabalho vai ser fundamental para o nosso desenvolvimento”, ressaltou.
Expectativa da população
Moradora de Arraias há 20 anos, a cozinheira Cláudia Gomes da Silva Santos aguarda ansiosa pela inauguração da nova escola para que possa matricular o filho caçula. “O meu filho mais velho fez dois cursos profissionalizantes em outra cidade e hoje está muito bem empregado.
Agora, o meu filho mais novo pode ter a mesma oportunidade; é maravilhoso saber que ele poderá ter um ensino de grande qualidade. Isto é importante para toda a nossa comunidade”, afirmou.
Quem também espera ver os filhos estudando na Escola Padrão de Ensino Profissional de Arraias é Diosmar Francisco Cunha, um dos ajudantes-de-obra da construção da unidade. “Eu tenho quatro filhos; a mais velha já está na faculdade, e a outra vai prestar vestibular este ano.
Os dois meninos mais novos têm 12 e 10 anos e vão poder estudar aqui; este pelo menos é o meu desejo, porque quero que eles cresçam na vida. Eu ficarei orgulhoso por ver meus filhos estudando em uma escola que eu ajudei a construir. Vai ser muito emocionante”, contou Diosmar.
Fonte: Governo do Estado
Diosmar é trabalhador na obra de construção da escola. “ Eu ficarei orgulhoso por ver meus filhos estudando em uma escola que eu ajudei a construir”, disse ele – Lucas Nascimento – Ascom Seduc – |
Secretária Adriana Aguiar e o governador Sandoval Cardoso durante fiscalização no canteiro de obras em Arraias. Escola profissionalizante ofertará 1,5 mil vagas – Lucas Nascimento – Ascom Seduc |