UEG: palestra do professor José Carlos Libâneo reúne centenas de pessoas
- On:
- 0 comentário
O Filósofo e professor doutor José Carlos Libâneo foi o grande nome do II Seminário de Ensino de Pesquisa e Extensão na Graduação, promovido pela Universidade de Goiás, Campus de Campos Belos, nordeste do estado.
A palestra do professor José Libâneo reuniu centenas de pessoas, entre alunos, professores e gente da comunidade, no Rotary Club da cidade, em um evento dos mais prestigiado do ano, principalmente pela comunidade acadêmica.
Esta é a segunda edição do evento, que tem ganhado força, importância e trazido à discussão da comunidade acadêmica temas urgentes e relevantes.
O evento é uma criação da professora Odiva Xavier, que esse ano foi novamente organizado pela equipe da UEG.
Durante os três dias, professores, pesquisadores e alunos discutiram intensamente temas ligados à educação, com uma rica programação, com minicursos, palestras e debates.
As palestras-aulas do professor José Libâneo são bastante concorridas Brasil afora. Paulista de Angatuba, ele é um dos principais nomes quando se fala em democratização da escola pública.
Em seu livro “Democratização da Escola Pública – A Revisão Crítico-Social dos Conteúdos”, José Carlos Libâneo defende um modelo de escola mais concentrada nas classes sociais menos favorecidas.
Fala que os métodos de ensino sejam principalmente pautados no estímulo do desenvolvimento da consciência crítica de cada indivíduo a fim de despertá-lo para a sua condição de oprimido e proporcionar a ele subsídios para que venha a se tornar um agente transformador da sociedade.
Essa educação, diz ele, deveria servir como um instrumento de luta para a compreensão e transformação dos conceitos sociais.
“Pois valorizava o uso de um conhecimento que possibilita a liberdade intelectual e política para as que as pessoas deem real significado à informação, julgando-a criticamente e tomando decisões mais livres e acertadas”, leciona.
Fotografias: Divani Araújo
Fotografias: Divani Araújo