Curso de Gestão de Documentos mobiliza órgãos públicos em Arraias



O projeto de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Acessibilidade e Conhecimento, do Câmpus de Arraias, está promovendo o curso de Gestão de Documentos e conta com a participação de funcionários e acadêmicos da UFT bem como representantes de outros órgãos públicos.


Estão participando o Hospital Regional , Secretaria da Fazenda Estadual, 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Escolas Municipais, Estaduais e Agrícola,  Presídio , Prefeitura  e Câmara Municipais.


O curso, coordenado pela professora  Magda Suely Pereira Costa, tem por objetivo a  produção de novos conhecimentos,  dentre elas a História, Memória e Educação,  que estuda e discute as histórias locais, regionais a partir da memória e dos processos educacionais.


“O conhecimento e a acessibilidade aos documentos existentes nas instituições  e  contextos  locais e regionais precisam  ser conhecidos e pesquisados. 


Como Arraias é uma cidade bicentenária e possuidora de inúmeros documentos esparsos, carece do recolhimento e organização de documentos e arquivos para serem manuseados e posteriormente disponibilizados à sociedade”, afirmou Magda.


Além dos benefícios que esta  ação  do projeto trará para a comunidade arraiana,  o curso de Gestão de Documentos servirá como importante insumo para o desenvolvimento da gestão documental da UFT e dos arquivos atuais das instituições, que é uma  das exigências da Politica Nacional de Arquivos públicos.


O curso está sendo ministrado pelo arquivista Domingos da Costa, funcionário público da Universidade de Brasília (UnB) com a colaboração dos Arquistas Marcos Aurélio Aguiar Reis do Câmpus da UFT de Palmas e Rosaura Shirley Tossi Antunes Manfio,  do Câmpus da UFT de Gurupi.

Deixe um comentário