Aulas remotas e muita criatividade: novas ferramentas usadas pela Cooperativa de Pais e Professores de Arraias (TO)
De repente, o mundo inteiro parou devido ao novo Coronavírus que passou a circular na China em dezembro de 2019, de modo a causar uma doença altamente contagiosa.
Diante da situação atual da pandemia (Covid – 19), O Conselho Nacional de Educação autorizou ofertas de atividades não presenciais nas instituições de ensino como diretrizes para reorganização do calendário escolar.
Assim, a Cooperativa de Pais e Professores de Arraias (CEPAR), preocupada com a continuidade do ensino aprendizagem de seus alunos, resolveu com agilidade e eficiência adotar essa nova metodologia de ensino, uma vez que no momento atual não está permitindo aulas presenciais.
Consequentemente, nada mais seria como antes.
Sob tal ótica, a se tratar de educação, o mundo inteiro está na busca de alternativas, inclusive o Brasil, a cidade de Arraias-TO e especialmente, a Cooperativa de Trabalho Educacional de Pais e Professores.
A CEPAR, que conta com (12) professoras, começa a conversar sobre como levar uma educação de qualidade aos seus alunos num cenário de Pandemia e isolamento social.
A cooperativa tem contado bastante com o apoio da OCB/SESCOOP e da UFT do Campus de Arraias, dos Conselhos administrativo e Pedagógicos para subsidiar esse trabalho por meio de conferências. Inicialmente, não foi fácil.
A CEPAR, que presa pela educação e pelo compromisso, foi a primeira escola de Arraias-TO a adotar o sistema de aulas remotas, que se dá por meio de conferências semanais com alunos contemplando os conteúdos da grade curricular.