Campos Belos: uma rede de esgoto pra se jogar no esgoto



Jefferson Victor,


As chuvas que caíram na cidade esta semana foram suficiente para que a rede de esgoto de Campos Belos entrasse em colapso.


As equipes  da Saneago têm se desdobrado para dar conta de tanto serviço.


Na Rua do Comércio houve um vazamento significativo e uma verdadeira cachoeira se formou próximo ao San Vale Hotel, com uma água carregada de chorume inundando parte da pista, dificultando a passagem de pedestres.


No mesmo dia, moradores do setor Brejinho conviviam com esgoto jorrando em várias localidades, inclusive poluindo ainda mais o córrego que corta o setor.


Três dias depois, vários vazamentos persistem e outros surgiram, como foi o caso de um localizado na rodovia bem próximo à Ferragista Santo Expedito na Vila Baiana.


Segundo moradores do Brejinho, várias pessoas ligaram, alguns estiveram pessoalmente na Saneago, e que uma equipe teria se deslocado a uma residência nas proximidades do lava jato, mas alegaram que não lidam com esgoto, e que outros servidores  iriam resolver o problema, porém já são três dias  sem nenhuma providência.


Durante este período, os moradores estão convivendo um mau cheiro insuportável, o esgoto corre no terreiro da residência e já não sabem mais a quem recorrer, e entrando o final de semana certamente o problema tende a se agravar, vez que os serviços serão prestados por equipes de plantão.


Sempre contestamos esse esgoto, ele não cumpre o seu propósito, é apenas uma fonte de arrecadação para a Saneago. 


O objetivo inicial era de manter os córregos da cidade despoluídos, porém houve um efeito contrário, conforme já mostramos em outras matérias.


A população ribeirinha do Montes Claros é obrigada recorrer a outras fontes , a água é imprópria inclusive para consumo de animais domésticos.


Continuo afirmando que o esgoto de Campos Belos tem função meramente arrecadatória e a Saneago, que deveria preservar nossos córregos e rios, é a primeira a poluí-los.


Já informamos esta situação ao MP, o qual tomou algumas providências, e é a nossa única esperança que o problema possa ser resolvido um dia.


Somos  contra a cobrança da taxa de esgoto já que o objetivo principal não está sendo cumprido, este esgoto é uma farsa, nunca funcionou e a população é obrigada a pagar por esse faz de conta. 

É triste ver vários setores que esperaram tanto tempo pelo asfalto verem suas ruas destruídas com a construção de novas redes, gerando atoleiros e poeira por uma coisa que não cumpre o seu papel, apenas vai onerar a conta de água.


Sabemos da importância de uma rede de esgoto que funcione a contento, agora enfiar a mão em nosso bolso é no mínimo imoral e desumano. 


Pagar uma água em dobro por uma coisa que não funciona, é jogar o nosso dinheiro no esgoto.

Deixe um comentário