Excesso de chuva derruba ponte em Lavandeira (TO). Produtores rurais sentem o impacto no bolso

 



Por Evônio Madureira,


Após as chuvas fortes do início de março, a ponte do ribeirão “Lavandeira”, divisa da propriedade do senhor Agenor Martins, não suportou o pesado volume de água que desceu da cabeceira do rio e quebrou a ponte de madeira construída pela prefeitura de Lavandeira, em setembro do ano passado. 


Agenor Martins disse que está difícil escoar a produção até Aurora, pois tem que passar por um desvio antigo, passando por dentro do rio na parte mais rasa, mas quando chove a água sobre e daí ficam isolados até as águas baixarem. 


Não sabe por que a prefeitura instituiu em construir a ponte de madeira, pois ele avisou dos riscos da ponte não aquentar o volume das águas nas “cheias” nos períodos de Chuva, sugerindo para a prefeitura que construísse a ponte com cimento armado. 


Dezenas de produtores rurais da região da Serra Geral e Rio Mosquito estão sofrendo com a falta da ponte, pois não tem como escoar a produção. 


Nesta época do ano é a época de rançar mandioca e fazer farinha, além da moagem de cana e colheita de produtos hortifrutigranjeiros. 


Além da ponte quebrada, os produtores também reclamam da estrada que liga Aurora ao município de Lavandeira e ao distrito de Pouso Alto, município de Campos Belos(GO). 


Todo o trajeto, mais de 50km de estradas estão em estado precário, muitos atoleiros e deslizamento de terra em alguns trechos. 


Agenor Martins e outras dezenas de produtores rurais da região pedem ao prefeito de Lavandeira e Aurora do Tocantins para tomarem uma providência com urgência. 

Deixe um comentário