Sudeste recebe Caminhos da Justiça e encontro começa pela Comarca de Natividade (TO)



A presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) iniciou, nesta terça-feira (25/8), um novo ciclo de reuniões com magistrados e servidores, por meio do Caminhos da Justiça. 


Até o fim da semana oito comarcas da região sudeste recebem o projeto (Natividade, Arraias, Dianópolis, Taguatinga, Aurora, Arraias, Paranã e Palmeirópolis). Pela manhã o presidente do TJ, Ronaldo Eurípedes, conversou com a equipe de Natividade e foi recebido pela juíza titular Edssandra Barbosa da Silva.


A magistrada ressaltou a importância da presidência percorrer todas as comarcas do Tocantins. 


“Só quem trilha os caminhos da justiça sabem de suas dificuldades, por isso eu louvo sua iniciativa de conhecer in loco a nossa realidade. Estamos aqui prontos para colaborar e também receber o apoio do Tribunal de Justiça”, afirmou Edssandra Barbosa.


Mais uma vez o presidente chamou atenção para a taxa de congestionamento de processos. 


A Comarca de Natividade possui atualmente 2.242 processos cíveis, 670 criminais e um índice de 76% de processos congestionados. “Não adianta apenas julgar o que entra, temos que paralelamente ir julgando também o estoque”, reforçou. 


Em uma conversa franca e direta o desembargador Ronaldo Eurípedes compartilhou com a Comarca as demandas de melhorias da Justiça. 


“Nós mudamos a forma de trabalhar, Natividade já atua 100% digital, mas não ganhamos em agilidade. 


A sociedade espera muito de nós e precisamos dar um retorno à altura da confiança que é depositada no Judiciário”, afirmou.


O desembargador falou ainda sobre as propostas que já estão sendo desenvolvidas para melhorar os índices do Judiciário tocantinense, como a Contadoria Única, Trabalho Remoto, Juiz Colaborador e Audiências de Custódia. 


Almas será a próxima Comarca a ser visitada nesta terça-feira.


Novo Fórum


Ainda durante a realização do Caminhos da Justiça, o diretor geral do TJ, Francisco Alves Cardoso Filho, apresentou o projeto do novo Fórum da Comarca de Natividade. 


A obra está localizada em área privilegiada, no Setor Ginasial, próxima a demais órgãos do Sistema de Justiça. O prédio será erguido num terreno de 2.400 m² e terá 809,7 m² de área construída, com um Tribunal do Júri para abrigar 76 pessoas. 


“Estamos na fase de habilitação das empresas e após avaliaremos as propostas. Será um Fórum muito bonito e estruturado”, explicou o diretor. A previsão de entrega é em 2016.


Fonte: TJTO

Deixe um comentário