Escândalo em Alvorada (GO): MP realiza buscas no gabinete do deputado Iso Moreira; Filhos são suspeitos de fraudar licitação
O Ministério Público de Goiás (MP-GO) cumpre nove mandados de busca e apreensão em quatro municípios goianos e em Brasília.
Os mandados estão sendo cumpridos em Goiânia, Alvorada do Norte, Bela Vista, Brasília e Simolândia. Além do gabinete do parlamentar, residências da família e de assessores são alvos dos mandados expedidos pela Justiça.
Segundo informações preliminares, o esquema envolveria alterações em contrato de um posto de combustíveis da família de Iso Moreira para fornecimento à prefeitura de Alvorada do Norte, entre 2003 e 2016.
Eles são investigados em função de um suposto esquema ilegal de compra e venda de combustíveis, praticado entre 2003 e 2016, junto ao Posto Serra Bonita, em Alvorada do Norte, de propriedade da família do parlamentar. O montante desviado teria chegado a R$ 10 milhões.
Segundo apontam as investigações, os desvios foram operacionalizados a partir de alterações fictícias do contrato social do Posto Serra Bonita ao longo dos anos, registrado sucessivamente em nome de pessoas suspeitas de serem ‘laranjas’. São elas: David Moreira, Carlos Alberto, filhos do parlamentar e o assessor parlamentar Humberto Carlos Teixeira.
Um assessor parlamentar, Carlos Alberto Alves Dourado, também é investigado.
Os mandados
A partir destas apurações, o Ministério Público cumpriu nesta quinta-feira (3) nove mandados de busca e apreensão, no gabinete do parlamentar, na Assembleia Legislativa de Goiás e na residência dele em Goiânia e em Simolândia.
Os mandados foram expedidos pelo juiz da comarca de Alvorada do Norte, Pedro Henrique Guarda Dias. Por se tratar de caso de improbidade, não há mandados de prisão.
As investigações continuam e podem identificar outros envolvidos nas práticas mencionadas e apurar a extensão total do prejuízo financeiro provocado, inclusive nos últimos anos.
Em resposta às notícias veiculadas hoje (3) sobre a operação em curso pelo Ministério Público de Goiás, envolvendo o nome do deputado estadual Iso Moreira, este informa que está em contato com sua assessoria jurídica, com o fim de tomar conhecimento das alegações que lhe são imputadas, e que irá se pronunciar oportunamente, tão logo isso ocorra.