Vídeo mostra o então prefeito de Iaciara (2012) sendo algemado e preso, depois de um bate-boca com o promotor Douglas Chegury
- On:
- 0 comentário
Este episódio ocorreu em 2012. Como está correndo forte nas mídias sociais, e não publicamos à época, aproveito a oportunidade.
Um caminhão carregado de toras de madeira, de propriedade do então prefeito de Iaciara, nordeste de Goiás, Quintino de Paula, foi apreendido.
Ao saber da apreensão, o prefeito foi até o local onde o caminhão estava e o levou para casa. Após esse fato, o Promotor Douglas Chegury foi à prefeitura “bater um lero” com o chefe do executivo local.
Após um intenso bate-boca, o prefeito foi preso em flagrante e algemado em praça pública, por desobediência.
Tudo filmado.
Assista…
Dias depois, em 11 abril de 2012, o Ministério Público de Goiás desencadeou uma força-tarefa de combate a crimes ambientais na região nordeste de Goiás, área de atuação do promotor Douglas Chegury.
No primeiro dia, a Operação Mão de Ferro destruiu 81 fornos em carvoarias clandestinas, apreendeu 245 metros cúbicos de carvão, 653 toras de madeira e aplicou R$ 220 mil em multas. Quatro pessoas foram detidas.
As equipes, com representantes do Ministério Público, da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e das Polícias Civil e Militar, atuaram simultaneamente nos municípios de Posse, São Domingos e Iaciara.
Nelas, os agentes identificaram áreas desmatadas ilegalmente, que, somadas, chegam a 66 hectares de cerrado.
Ex-prefeito deixa caos total em Iaciara (Jan 2013)
O prefeito de Iaciara, Aguinaldo Ramos, do PSB, sabia que encontraria o caos, mas não o caos do caos. O ex-prefeito Quintino de Paula deixou a prefeitura praticamente quebrada.
Só a dívida do Fundo de Previdência do Município supera 4 milhões de reais. Ele, que não pagou o salário de dezembro e o 13º dos funcionários, descontava a parcela dos empréstimos consignados dos servidores e repassava para as financeiras.
O papagaio dos consignados chega a 1 milhão de reais. A dívida total chega a 8 milhões de reais. Mas o prefeito ainda não conseguiu levantar todos os dados — dada a desorganização da máquina administrativa.
O ex-prefeito levou os computadores com os dados contábeis do setor público. “Estamos esperando a entrega da documentação até o dia 15”, disse.
Diante do descalabro, as contas da prefeitura estão bloqueadas pela Justiça.
Aguinaldo Ramos descobriu vários carros da prefeitura abandonados na beira de rodovias. A maioria está sucateada. Uma ambulância está há seis meses em Posse, supostamente para conserto.
Há várias inacabadas, mas, surpreendentemente, inauguradas. Enquanto o povo de Iaciara sofre, o ex-prefeito Quintino diverte-se em Goiânia.
Fonte:Jornal Opção
Já Publicamos
Operação Mão de Ferro busca coibir crimes ambientais no Nordeste goiano