Córrego em São João da Aliança agoniza, enquanto o desmatamento do cerrado avança; uma tragédia

Nos arredores da cidade de São João D’Aliança, no nordeste de Goiás, portal de entrada da Chapada dos Veadeiros, um córrego agoniza.


Conhecido como “Criminoso”, o curso d’água está a menos de cinco quilômetros do centro de São João D’Aliança, e lentamente morre.


O curso já quase inexistente é um prenúncio triste do que inevitavelmente irá acontecer, caso providências não sejam tomadas.


Segundo Elias Alves, militar e ativista da comunidade, um parcelamento de terras, denominado “Condomínio Chácaras Novo Horizonte” , tem colaborado sobremaneira na extinção do “Criminoso”. 


“São doze caminhão pipas todos os dias sugados para molhar as ruas que estão sendo abertas. O córrego está morrendo”,  afirmação Nilton Vale, morador da região.


No ponto de captação, foi flagrada uma bomba de sucção para abastecer o caminhão pipa, bem como a área aberta nas imediações para a manobra de caminhões. 


O loteamento, segundo Elias Alves, também não possui registro específico no cartório da cidade e é desconhecida ainda a existência de estudo de impacto ambiental. 


O córrego “Criminoso” parece ser a mais nova vítima do desastre ambiental que ferozmente abate o cerrado da Chapada dos Veadeiros, como bem documentado nas páginas do jornal O Correio Braziliense da última segunda-feira (11). 


Conhecida como uma caixa d’água gigante, a Chapada dos Veadeiros e o seu Cerradão parece estarem com os dias contatos.   




Deixe um comentário