Família em situação de risco: Polícia Civil autua homem suspeito por abandono de incapaz em Combinado (TO)



A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da Delegacia de Polícia de Combinado, autuou em flagrante delito um homem, identificado como D. F. C, suspeito do crime de abandono de incapaz.


De acordo com a delegada Melícia Resende Rocha Ganzaroli de Ávila, responsável pelo caso, a ação policial que resultou na sua autuação após o acusado abandonar dois filhos menores de idade e ainda faltar a uma reunião do Conselho Tutelar da cidade, a fim de tratar da situação de abandono dos menores.


Ainda segundo a delegada, o pai foi devidamente notificado para comparecer ao Conselho Tutelar para a reunião com toda a equipe multidisciplinar, contudo, pediu para que sua companheira e madrasta dos menores fosse para representá-lo.


A companheira de D.F.C., na tentativa de justificar a ausência daquele, informou que o pai dos menores tinha ido acompanhar uma pessoa idosa até a cidade de Aurora do Tocantins, com a finalidade de trocar a senha do cartão da pessoa que ele acompanhava.


Desta maneira, a delegada de Polícia determinou aos policiais civis que localizassem D.F.C.


O homem foi mesmo encontrado, em um posto de atendimento do Bradesco, oportunidade que narrou que estava trocando a senha para a pessoa que acompanhava e que era uma situação de emergência.


Questionado sobre o local onde estavam seus filhos, o homem afirmou que não sabia e que sua companheira havia ido a reunirão para representá-lo. 


Dessa forma, a Autoridade Policial determinou ao Agente de Polícia que o encaminhasse para a Delegacia de Aurora do Tocantins para prestar melhores esclarecimentos.

Logo em seguida, a equipe multidisciplinar e a companheira de D.F.C informou que o adolescente ainda não havia comparecido a escola em 2018 e que a criança só frequentava às aulas quando queria e que, no horário da reunião, estava perambulando pelas ruas de Aurora.

Acionados pela delegada, policiais militares localizaram a criança, que estava em via pública. Já o adolescente estava abrigado, na casa de uma senhora que lhe estava lhe fornecendo alimentação e alguns cuidados.

Diante da situação de fragrâncias de abandono de incapaz, a Delegada de Polícia, juntamente com o Conselho Tutelar e a Polícia Militar se deslocaram até a cidade de Aurora do Tocantins onde o pai das crianças foi autuado pelo crime de abandono de incapaz.


Devido à diante da situação econômica da família, a fiança foi arbitrada em 1/3 do salário mínimo, que foi recolhida por um advogado da família.

Diante da situação de flagrante e vendo que o pai estava em estado de embriaguez e da recusa dos menores em ficar sob a responsabilidade da companheira de D.F.C, os menores foram entregues ao Conselho Tutelar para que sejam retirados da situação de abandono e de exposição a risco social.

Deixe um comentário