Com dobradinha da Can-Am, Brasil começa Dakar 2021 na frente
O Rally Dakar 2021, considerado o mais importante e difícil do mundo, com mais de 7.600 quilômetros e reunindo 321 veículos e competidores de 49 nacionalidades, teve início hoje em Jeddah, na Arábia Saudita.
Duas duplas da Monster Energy Can-Am conseguiram os melhores tempos e começam a competição na frente. O piloto norte-americano Austin Jones, e do navegador brasileiro Gustavo Gugelmin lideraram o prólogo deste sábado, completando o traçado em 6min43s.
“É um ótimo começo para a Can-Am neste Dakar, lembrando que mais de 70% dos inscritos correrão com o Can-Am Maverick X3, mostrando uma clara preferência pela marca na prova mais dura do mundo, justamente por conta de seu desempenho e confiabilidade comprovadas.
Gugelmin destacou o ótimo início do Brasil com a dobradinha da equipe Monster Energy Can-Am.
Foi há quatro anos, por sinal, que a associação do Can-Am Maverick X3 com os brasileiros no Rally Dakar se mostrou vitoriosa, com a conquista deste primeiro título. O piloto Reinaldo Varela, que também foi campeão FIA Cross Country em 2019, destacou o bom início do time neste sábado.
“Foi um resultado muito bom para começar este Dakar. É bom ver que você está competitivo desde o início, mas o que vale é o que vai acontecer nos próximos doze dias. Temos quase 8 mil quilômetros de corrida pela frente. A aventura só começou”, disse Varela.
A equipe Monster Energy Can-Am conta ainda com as duplas Gerard Farres e Armand Monleon, da Espanha, e Aron Domzala e Maciej Marton, da Polônia. Outros favoritos que competem com Can-Am são os campeões de 2019, os chilenos Francisco “Chaleco” Lopez e Juan Pablo Vinagre, da equipe South Racing Can-Am.
Medidas de saúde e navegação
Em 2021, por conta dos protocolos de segurança de saúde e prevenção da Covid-19, a organização do Dakar manteve a competição apenas na Arábia Saudita, partindo e chegando em Jeddah.
“No prólogo já pudemos usar os novos recursos de navegação deste ano, com uma nova planilha eletrônica. Amanhã a competição começa para valer, com 300 quilômetros na primeira etapa”, diz Maykel Justo.
Após a largada no dia 3, o rally passará por outras nove regiões, incluindo 11 etapas ao todo: Bisha, Wadi Al Dawasir, Riad, Buraydah, Ha’il, Sakaka, Neom, AlUla e Yanbu.