Organização leva luz a comunidade quilombola de Cavalcante (GO)
É com sustentabilidade e empoderamento da comunidade que a organização Litro de Luz leva iluminação a localidade onde a escuridão é uma velha amiga.
Esta é a segunda vez que a organização ilumina a região: em setembro de 2017, o Litro de Luz levou 70 postes e 90 lampiões para a comunidade Kalunga do Prata, que fica a 200 km da cidade goiana de Cavalcante.
O primeiro poste já foi instalado na comunidade para que os moradores aprendam o funcionamento da lâmpada. É que, além dos voluntários, o projeto contará com a ajuda dos próprios moradores de Kalunga de São Domingos para a confecção e instalação das luzes.
A representante destaca ainda que a iluminação é o primeiro passo para diminuir as desigualdades sociais do local.
Sustentabilidade
Para iluminar as ruas e residências da comunidade quilombola, a organização trabalha basicamente com materiais que não agridem o meio ambiente e que são de fácil acesso.
A tecnologia usada na confecção das lâmpadas funciona de forma simples e tem um custo barato quando comparado a instalação de postes de energia tradicional.
Onde tudo começou
A ideia surgiu quando o mecânico Alfredo Moser desenvolveu uma lâmpada artesanal para iluminar sua oficina durante os apagões de 2002.
A organização Litro de Luz foi fundada em 2012, dez anos depois, quando o filipino Illac Diaz viu na solução criada por Moser a oportunidade de ajudar famílias carentes em seu país.
Sem fins lucrativos, a organização é mantida por meio de patrocínio e doações, que podem ser realizadas durante todo o ano. A Litro de Luz também conta com o trabalho voluntário, que pode atuar tanto nas ações de iluminação como nas áreas de finanças, desenvolvimento social e marketing.
Doações e inscrições para voluntariado podem ser realizadas no site.
Fonte: CorreioWeb