Deu no UOL: Canais do YouTube “pirateiam” novelas e até transmissão ao vivo da Globo. Radialista de Campos Belos, Luiz Sérgio, é citado no texto
Perdeu o capítulo de “Segundo Sol”? Você pode vê-lo na íntegra no Globoplay… ou no YouTube.
Canais como “Globo SP HD” e “O Juiz TV” transmitem a programação ao vivo de Globo e GloboNews, respectivamente. Outras contas publicam os capítulos das novelas assim que vão ao ar na televisão.
A fuga de Remy (Vladimir Brichta) imposta por Laureta (Adriana Esteves), exibida no dia 23, é o vídeo mais assistido do “Canalha TV”, com mais de 353 mil acessos.
Em comum, os canais reduzem a qualidade e o tamanho do vídeo na tela para “driblar” a proteção de direito autoral do YouTube em acordo com as empresas detentoras dos conteúdos.
Dono de canal nega irregularidade
O UOL encontrou o dono de um dos perfis que publicam conteúdo da Globo no YouTube.
“Não considero pirataria. É igual a música em uma rádio. Como é livre para todo mundo, em rede aberta, não considero dessa forma. Se fosse um canal fechado, aí seria considerado pirataria.
Globo contra pirataria
Procurada pelo UOL, a Globo afirma que toma medidas para combater a pirataria de seus conteúdos no YouTube.
“A Globo tem o constante compromisso de defesa dos direitos autorais e usa diversas tecnologias para combater a pirataria de seus conteúdos.
O YouTube esclarece que os detentores de direitos autorais devem decidir qual conteúdo pode ser publicado.
“Todo o conteúdo disponível no YouTube deve estar de acordo com nossas políticas.