Alunos de Arraias mobilizam comunidade para participar da V edição do GincoNegra


Com o espírito de cooperação e solidariedade, os alunos do Centro de Ensino Médio Professora Joana Batista Cordeiro, de Arraias, realizam, nos dias 27 e 28, a V Edição do GincoNegra.

De acordo com a gestora da escola, Sandra Maria Ferreira Cunha Soares, a tradicional gincana objetiva trabalhar o projeto de vida do aluno, desenvolve competências para o século XXI, combate ações discriminatórias e promove a valorização e o orgulho de ser negro.

Durante a gincana, que acontece no período vespertino, os alunos são divididos em duas equipes. 


Os grupos organizam gritos de guerra e exibem peças teatrais. Neste ano, as obras A escrava Isaura e Memórias póstumas de Brás Cubas serão expostas em sala temática. 


O momento contará ainda com apresentações de paródias, circuito e dança da família, com a participação dos pais e responsáveis.

Na brincadeira torta na cara, os grupos respondem a questões sobre os conteúdos vistos no decorrer do ano. Quem não sabe, leva torta! 


A solidariedade também está presente na ação da escola. Em uma das provas, os estudantes arrecadam alimentos que serão distribuídos às famílias carentes e confeccionam casinhas com material reciclado.

Sueli Alcântara, idealizadora do projeto, destacou a importância da gincana para a aprendizagem. 


“A gincana permite que os estudantes desenvolvam habilidades socioeducativas, interpessoais e contribui para a fixação dos conteúdos estudados durante o período letivo”.

Para Ana Cláudia Cardoso de Morais, aluna da 1ª série do ensino médio, a disputa motiva as equipes e mostra que a união faz a força. 


“As atividades ajudam no nosso desenvolvimento, pois estudamos mais os conteúdos trabalhados nas aulas, e promovem a solidariedade”, concluiu.

A Escola Professora Joana Batista Cordeiro oferta o ensino médio integral e faz parte do Programa Jovem em Ação. 


A unidade conta com 163 estudantes matriculados.

Fonte: Governo

Deixe um comentário