Municípios das Serras Gerais discutem com governo potencial turístico da região


A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) realiza nesta quarta-feira, 24, às 9 horas, na sede do órgão, uma reunião com os representantes dos oito municípios que integram a região das Serras Gerais para discutir sobre as ações e o potencial do turismo. 


À noite, no auditório do museu Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis, ocorrerá a apresentação cultural e turística das Serra Gerais, a partir das 19 horas.

No primeiro encontro, os participantes apresentarão as demandas dos municípios e o portfólio da região. 


A reunião também servirá para elaboração de um inventário de toda a estrutura turística dos municípios de Arraias, Almas, Aurora, Dianópolis, Lavandeira, Rio da Conceição, Natividade e Taguatinga.

Na pauta, também serão discutidos assuntos relacionados ao diagnóstico da infraestrutura; atualizar a promoção do Estado incluindo as Serras Gerais; viabilização da presença das Serras Gerais em feiras e eventos; valorizar a imagem das Serras Gerais nas plotagens de stands promocionais; fomentar os registros no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur); apoiar o fortalecimento do fórum regional e a participação da região no fórum estadual; sinalização turística, dentre outros.

Memorial


No período noturno, que será realizado no Memorial Coluna Prestes, o presidente da Adetuc, Tom Lyra, ministrará palestra com o tema O papel do Estado na articulação do turismo nas Serras Gerais. 

Já o coordenador da Cadeia Produtiva do Turismo do Sebrae/TO, Alex Veras Dias, e a consultora em Desenvolvimento de Territórios Turísticos do Sebrae/TO, Tatiana Fernandez, apresentarão ações de ordenamento das Serras Gerais.

O potencial turístico da região será o tema apresentado por Roosevelt Moldes, coordenador do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus de Arraias. 


Fernanda Tainã Castro, vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Rio da Conceição, dará uma visão geral sobre o trade turístico dos oito municípios. Também estão previstas apresentações culturais, degustação de pratos típicos e exposição do artesanato da região.

Serras Gerais


Localizado na região sudeste do Tocantins, a 360 km de Palmas, a região das Serras Gerais é composta de rios de águas caudalosas, cachoeiras, lagoas, cânions, cavernas, mirantes e vales. Esses locais estão ganhando destaque e integram os novos roteiros de ecoturismo propostos pelo programa de incentivo ao turismo implementado em oito cidades do sudeste tocantinense.

A região está situada entre os municípios de Aurora do Tocantins e Taguatinga. 


As Serras Gerais do Tocantins fazem parte da maior cadeia de serras do Brasil e, além das maravilhas naturais, guardam tradições, arquitetura colonial, história e cultura como as Cavalhadas, as festas do Senhor do Bonfim e do Divino Espírito Santo, entre outras festas folclóricas e religiosas herdadas do colonialismo e da era do ciclo do ouro. (Com informações da assessoria)

Um comentário em “Municípios das Serras Gerais discutem com governo potencial turístico da região

  1. Engraçado, onte estive com meus filhos tomando um banho no Rio Azuis. E lá estavam os fiscais da Natultins. Indaguei sobre os Rios Bezerra e Carvalho que estamos vendo sua morte a cada dia e não recebe nenhuma visita dos órgãos de fiscalização, ou estes órgãos são cúmplices pela destruição dos mesmos autorizando construção de barragem de rejeitos e uso de dragas assoriando o rio com a retirada da areia. Obs estes meus tomavam no rio Carvalho, ninguém mais pode usar suas aguas pois é sempre barrenta, era usa para beber e lavar roupas principalmente pelos os moradores da região de Canabrava.

Deixe um comentário