Estudo estima pelo menos 4,2 milhões de contaminados com coronavírus no Brasil
- On:
- 0 comentário
Cerca de 3,3% da população da cidade de São Paulo e 10,6% da população do Amazonas já devem ter se infectados com o novo coronavírus, aponta uma estimativa divulgada nesta sexta-feira, 8, pelo Grupo de Resposta a Covid-19 do Imperial College de Londres.
O estudo, que conta com três autores brasileiros, avaliou especificamente como deve estar a taxa de transmissão da doença no País.
“Apesar de medidas tomadas até agora terem reduzido o número de reprodução, os dados sugerem que a epidemia continua em aumento exponencial em todos os 16 Estados brasileiros analisados”, disse ao Estado o médico Ricardo Schnekenberg, doutorando da Universidade de Oxford, que assina a análise.
“Condicional aos padrões de mobilidade observados até o momento no Brasil, concluímos que a transmissão do vírus SARS-CoV-2 ainda não está sob controle.
A taxa está acima de 1 em todos esses Estados, o que indica que a epidemia ainda não está controlada.
“Essas tendências estão em forte contraste com outras grandes epidemias de covid-19 na Europa e na Ásia, onde bloqueios forçados levaram com sucesso o número de reprodução para abaixo de 1.
O Imperial College é um dos institutos de pesquisa mais conceituados do mundo em modelagem matemática e vem publicando projeções desde que a epidemia chegou à Europa.