Candidatos reclamam de banca que organizou concurso da prefeitura de Campos Belos. Prova foi neste domingo



Por Renato da Costa Madureira,


Ontem domingo 25/10 teve a prova do concurso para agente de saúde e endemias da prefeitura de Campos Belos. 


Eu participei do certame e após a prova fiquei com aquele sentimento ruim de que as coisas não correram como deveria. 


Na entrada fiscais conferiam se os candidatos não estavam portando itens proibidos como celulares, óculos escuros, brincos… brincos? 


Um pouco de exagero isso ai não? Mas até gostei, sinal que estavam redobrando os cuidados contra fraudes. 


Mas não gostei do fato de não disponibilizarem sacos com lacre para que os candidatos pudessem guardar esses itens como fazem TODAS as bancas que eu já prestei concursos anteriormente. 


Era para cortar custos e aumentar os lucros da empresa?! 


Ok, entrei e depois de algum tempo deu-se início à prova, foi ai que o problema realmente apareceu: 


A parte específica pedia assuntos não listados no edital!! 


Caiu sobre: Doenças de chagas, Hanseníase, Encefalite, Malária, Poliomielite, Rubéola… mas no edital pedia Dengue, Febre Amarela, Leishmaniose, Atribuições e ativ do ACE e Forma de ingresso e regime jurídico do ACE. 


Esse conteúdo até consta no Guia de Vigilância Epidemiológica, mas que no edital estava listado como bibliografia e não como item específico (foto em anexo). 


Não bastasse isso a linguagem usada e a forma como foram desenvolvidas as questões específicas era de nível Médio técnico e não fundamental. 


Novamente contrariando o edital.


Hoje, 26/10 resolvi reler o edital para saber até que dia teria para recorrer e notei que não existe nada a respeito dessa opção no edital. Gostaria de saber como poderei realizar essas contestações de forma oficial.


Também estranhei que uma banca que exige tanto quanto ao porte de objetos na hora da prova use como identificação do gabarito de resposta (que era simples ao extremo com marcações feitas com um X ) apenas o número de inscrição do candidato. Não deveria ser um código de barras?! 


O risco de fraude nesse sistema é muito grande afinal basta identificar o candidato pela inscrição e trocar o cartão resposta. 


Esperei o gabarito sair e nova surpresa. O  mesmo não indica se é da prova de ag. Saúde ou endemias, logo me faz entender que a prova foi a mesma para ambos. 


E pior, é possível notar sequências no mesmo. Nenhuma banca de respeito faz algo assim justamente porque permite que se crie dúvidas acerca de sua confiabilidade. 


Por fim quero deixar claro que não estou acusando a banca e/ou a prefeitura de corrupção nesse certame. 


Estou apenas repassando os problemas por mim verificados em relação ao mesmo. 


Para finalizar uma última observação que mostra o nível que foi essa seleção: ao copiar e colar um edital ao menos lembrem-se de trocarem o nome da antiga cidade para a atual.  

Deixe um comentário