Água do Projeto de Integração do Rio São Francisco está na última estação do Eixo Leste
- On:
- 0 comentário
Faltam apenas 40,3 quilômetros para que as águas do Velho Chico cheguem ao açude Poções, em Monteiro (PB), estrutura final do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco – que vai beneficiar os estados de Pernambuco e da Paraíba.
Maior obra de infraestrutura hídrica do País, o Projeto de Integração do Rio São Francisco levará água para mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A estrutura é composta por dois Eixos: Norte, com 260 quilômetros, e o Leste, com 217.
Após passar pela última Estação de Bombeamento (EBV-6), na terça-feira (28), as águas estão enchendo o reservatório Campos, em Sertânia (PE), desde a manhã desta quarta-feira (1°), totalizando 176,7 quilômetros.
Eixo Leste
Com essa etapa concluída, a água do rio São Francisco passará pelo reservatório Barro Branco, pelo Túnel Engenheiro Giancarlo e pela adutora Monteiro – estruturas já aptas para operação.
Ao completar os 217 quilômetros de extensão do Eixo Leste, que termina no açude Poções, o projeto irá beneficiar o município paraibano de Monteiro já nos primeiros dias do mês de março.
Em seguida, a água vai percorrer o rio Paraíba até o reservatório Boqueirão para reforçar o abastecimento em Campina Grande (PB).
O Eixo Leste possui seis estações de bombeamento, que são responsáveis por elevar a água de um terreno baixo para outro mais elevado.
A estrutura também é composta por cinco aquedutos, um túnel, uma adutora e 12 reservatórios, que captam água do Velho Chico no reservatório de Itaparica, em Floresta (PE), atravessam três municípios pernambucanos (Betânia, Custódia e Sertânia) e terminam na cidade paraibana de Monteiro.
Andamento do Projeto
Todas as obras físicas necessárias à passagem da água no Eixo Leste foram finalizadas em dezembro de 2016.
Com 94,52% de execução, o Eixo Norte está previsto para ser concluído no segundo semestre deste ano, após finalização de serviços necessários à passagem da água do rio.
A expectativa é atender ao reservatório Jati (CE), em agosto, e a Região Metropolitana de Fortaleza, em setembro de 2017. As etapas 2N e 3N desse Eixo estão em ritmo final de construção.