Cidadania e o bom serviço público de transporte de passageiro
- On:
- 0 comentário

“Ora vejamos, sempre utilizei os serviços dessa linha há anos e a maior intriga era o cartel das empresas que monopolizavam as linhas, na Região do Nordeste Goiano.
Em 2005, a empresa com concessão exclusiva da linha até Goiânia (GO), NÃO disponibilizava o horário diurno para viagens, apesar de todas as reclamações junto a ouvidoria da empresa, reivindicações e assaltos, principalmente nos feriados.
Cidadãos comuns eram executados, coagidos e humilhados durantes esses assaltos, ninguém conseguia viajar sossegado.
Os mais disponíveis, iam para Brasília (DF) de dia, com outra empresa e na Rodoferroviária (DF), seguiam com outra empresa para Goiânia. Nessa época, o medo assombrava a todos.
Portanto a empresa era irredutível a disponibilizar o horário diurno.
Só ocorreu a disponibilização desse horário diurno, quando um Juiz, que respondia pela Comarca de Campos Belos, estava entre os passageiros e sofreu um assalto na madrugada, bem como no mesmo período, em outro assalto, os criminosos identificaram um policial civil, lotado no município de Cavalcante, e o executaram friamente na frente dos demais passageiros.
Quem já não ficou na estrada por falhas mecânicas desses ônibus sucateados, dessas empresas únicas com concessão (Goiânia e Brasília)? Eu recordo de três vezes que fiquei, com os demais passageiros esperando por socorro.
Relato que, viajo com ambas empresas e não registro reclamações em relação a cortesia, gentileza, porque para viajar a 650 km (Goiânia) e 400 km (Brasília), conforto e segurança é o que prezo.
Ficar na cabine com os motoristas, conversar durante a viagem e ou pedir para parar em locais fora dos pontos, não é sinônimo de cortesia.
Quer reclamar do banheiro, passageiros importunos, ar-condicionado e outros itens? Faça-os nas paradas obrigatórias, diretamente com os motoristas e junto as ouvidorias da empresa e da ANTT.
A matéria é bem clara e trata-se de transporte coletivo. Aos passageiros que querem favoritismo e exclusividade, indica-se os serviços de lotação e táxi.
Essas conquistas se dão a livre concorrência do mercado e têm muita saliva, sangue e mídia.
Ainda deve ser comemorada e aplaudida por todos os cidadãos que lutaram individualmente e coletivamente, para melhorar a qualidade dos serviços prestados, no transporte coletivo na Região do Nordeste Goiano.”
Por Nádia