Vice-prefeita devolve material esportivo à prefeitura de Campos Belos

![]() |
Agentes da prefeitura de Araçu (GO) também receberam o material e fizeram política com itens comprado com dinheiro público (meu, seu, nosso), uma prática reprovada |
A vice-prefeita de Campos Belos, Brena Santos, devolveu ontem (24) diversos materiais esportivos, entre bolas, camisas e redes de vôlei, à prefeitura da cidade.
A imbróglio gerou até empurra-empurra dentro da prefeitura.
Como restou apurado, a Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel) doa às prefeituras materiais esportivos para que os poderes locais possam desenvolver políticas públicas junto às comunidades.
Neste mês, a Secretaria de Esporte e Lazer de Campos Belos entrou em contato com a Agel com o intuito resgatar os itens a que o município tinha direito.
No entanto, como resposta, a Agel informou que a prefeitura já tinha retirado o material em fevereiro passado.
E no documento constava que a responsável pela a retirada do material, em Goiânia, tinha sido a vice-prefeita de Campos Belos, Brena Santos.
O caso foi levado à Câmara de Vereadores para que os parlamentares tomassem as providências cabíveis.
O vereador Márcio Valente, no dia seguinte, foi à prefeitura “conversar” com o Secretário de Esporte, o que gerou confusão e empurra-empurra, segundo testemunhas que estavam na prefeitura.
O Blog ligou para o vereador Márcio Valente para saber qual a versão dele e da vice-prefeita.
Segundo o vereador, o material era da cota do deputado estadual Hélio de Souza, presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, aliado da vice-prefeita, e o material seria distribuído por ela junto às comunidades.
Entre os materiais, estavam 10 uniformes completos de futebol, 15 bolas oficiais de futebol, 15 bolas de handebol, 6 redes de vôlei e 10 pares de redes de campo.
Mas nesta quarta-feira, Brenna Santos foi à prefeitura e devolveu todo o material, que agora deverá ser distribuído pela prefeitura.
Ela e o prefeito Eduardo Terra estão em desavença desde o dia da posse. A vice não exerce hoje qualquer cargo público junto ao Executivo local.
Análise da notícia
Errou a vice-prefeita Brenna Santos ao pegar o material e não levar diretamente à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
O material foi comprado com verba pública, é um bem público e por isso deve ser feito em proveito de políticas públicas voltadas à comunidade, sem qualquer vantagem propagandística desta ou daquela autoridade.
É oportuno dizer que Brena Santos, assim como o prefeito de Campos Belos, Eduardo Terra, são jovens políticos e deveriam representar o novo.
Eles foram alçados a tais cargo como um desejo da comunidade de mudanças profundas na condução da coisa pública.
Por isso, vocês dois não têm o direito de errar, tão pouco copiar as velhas práticas viciadas dos velhos políticos.
Hoje a sociedade está vigilante e não aceita mais este tipo de procedimento.
Usar material esportivo, adquirido com verba pública, para uma suposta campanha política a longo prazo, não é mais aceito. Simples assim.
Assim como distribuir lotes, dentaduras, laqueaduras de trompas e outros “presentinhos” como faziam as velhas políticas de outrora.
Eduardo Terra completou quatro meses de mandato e também tem sido alvo de muitas e intensas reclamações.
Sinto-me na obrigação de dizer isso, porque muitos dos anseios de mudança saiu daqui, das discussões e informações nascida neste Blog. Este meio de comunicação teve lá seu papel nesse desejo de mudança.
É hora de ambos colocarem a “mão não consciência”, analisarem seus papéis de esperança que representam e entenderem o anseio de mudanças que nasceu da opinião pública.
A grave crise política que o país atravessa é resultado desse embate. Os novos anseios da massa e a resistência da velha classe política. Vocês dois não podem enveredar por esse caminho. Porque não há retorno.