Pacotão de aumento de imposto em Monte Alegre (GO) está sendo parido

Nem todos os moradores da comunidade de Monte Alegre de Goiás, no nordeste do estado, estão atentos, mas 2018 promete vir com mais aumento de imposto. 


Tudo porque o prefeito Juvenal Fernandes de Almeida enviou, recentemente, para Câmara de Vereadores um pacotão de aumento de impostos.


A intenção é que os vereadores autorizem o aumento de tributos já no próximo dia 5 de dezembro.


Em média, o aumento será de 5% no ITBI, IPTU e em muitas outras taxas e impostos. 


Há previsão, por  exemplo, de aumento da taxa de iluminação pública em cerca de 8%, conforme nos informou uma fonte na cidade.


O que não se entende é motivo do aumento.  


Se a inflação anual para este ano de 2017 não deve passar de 3,5%, por que a prefeitura quer um aumento de mais de 5% nos impostos? 


E por que 8% na taxa de iluminação pública, que já é alta, às vezes chegando a ser maior do que a conta de energia da própria residência?


Se o governo municipal precisa de dinheiro, a única saída é aumentar os impostos, que no país beira quase 50% do salário bruto de cada cidadão?


Por que não cortar gastos, melhorar processos de gestão, encontrar outras saídas fora o aumento de imposto?


Se a comunidade não quer pagar mais aumento de imposto (e ela não quer mesmo!), por que não forçar o governo a encontrar outro rumo, outra estratégia de gestão.


Só tem uma saída: pressionar os vereadores. 


Afinal, cidadania não é apenas votar a cada dois anos. Cidadania também é participar ativamente  da política e dos rumos do Estado e do bem comum. 


A não ser se você está disposto a pagar mais por esse serviço que o governo tem prestado todos os dias. 

Deixe um comentário