Cavalcante, Monte Alegre e Teresina/GO: Quilombolas são reconhecidos como candidatos ao programa de reforma agrária
- On:
- 0 comentário

A inclusão de famílias quilombolas como público do PNRA obedece ao disposto na Portaria Incra n° 175, de 19 de abril de 2016, que permite o acesso às políticas de inclusão social e desenvolvimento produtivo, previstas no programa.
“Essa medida busca reconhecer um direito dos povos quilombolas no que tange à parte das políticas públicas das quais eles têm direito.
As famílias devem passar por uma seleção realizada pelo Incra para verificar se atendem ao perfil exigido nos critérios contidos no artigo 20 da Lei n° 8.629/93, que define o público beneficiário da reforma agrária.
Cadastro
A superintendência do Incra no Distrito Federal e Entorno iniciou o cadastro das famílias quilombolas para inserção dos dados no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária do Incra (Sipra) como beneficiárias do PNRA.
“A expectativa é que, ainda nessa fase, o número chegue a 500 cadastradas do total de 857 famílias reconhecidas no Incra”, avalia Oliveira.
Histórico
O território quilombola Kalunga está localizado na região nordeste do estado de Goiás.
A comunidade foi criada por pessoas negras que foram escravizadas fugidas das minas de ouro de Goiás ou que foram viver na região com a falência dos mineradores.