Projeto Lixão Zero estabelece criação de aterro sanitário em Almas (TO), no Cerrado

Divulgação / Assessoria
Divulgação / Assessoria

Comprometida com o incentivo a projetos e soluções inovadoras que melhorem a vida das pessoas nas regiões em que atua, a Aura Minerals, mineradora de ouro e cobre com foco nas Américas, se tornou parceira do governo de Tocantins no projeto Lixão Zero, que prevê o uso de um terreno com 20 hectares para a criação de um aterro sanitário em Almas, como forma de tratar de maneira eficiente o descarte de lixo na cidade e arredores.

Desenvolvido com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Manoel Alves (CIDS), o Lixão Zero é uma iniciativa inserida no plano de governo para eliminar os lixões a céu aberto, conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 14026 em 2020).

Para a Aura Minerals, apoiar o projeto é a forma de ajudar a transformar a realidade do Estado, que, segundo Ministério Público do Tocantins, hoje tem 97% dos municípios utilizando lixões.

“O descarte inadequado de resíduos sólidos é um problema grave vivenciado em diversas cidades brasileiras, inclusive em Almas. Apoiar esta iniciativa é uma decisão que está totalmente alinhada a valores da nossa cultura Aura 360, como respeito e cuidado com as comunidades e com o meio ambiente nos lugares em que operamos”, destaca a engenheira ambiental da unidade Aura Almas, Tainann Moreira, que representa a companhia nos encontros realizados mensalmente para acompanhar a evolução do projeto.

O projeto está em fase de desenvolvimento, sendo analisado e debatido por um grupo de trabalho composto por representantes do CIDS. A fase seguinte contemplará a criação de um plano de ação, com estratégias que propõem ações práticas para, de fato, elevar o nível de saneamento básico dos municípios que serão atendidos pelo aterro sanitário.

A Aura Almas não só incentiva o projeto Lixão Zero apoiando todo o projeto executivo e de licenciamento ambiental, mas também promove ações que contribuem para o avanço da região e da população.

A empresa conduziu a reforma do único posto de saúde da cidade e, durante o processo de reflorestamento que vem realizando nas áreas já mineradas e que é parte do seu compromisso com a mineração sustentável, a Aura firmou parceria com o Colégio de Tempo Integral Agrícola, para que os alunos possam acompanhar de perto o desenvolvimento das mil árvores nativas do Cerrado e o trabalho realizado no viveiro de mudas da unidade.

Gabriel Sapucaia, diretor de operações de Aura Almas, ressalta: “Além de estimularmos a aprendizagem prática, estamos conscientizando as novas gerações sobre a relevância do cuidado com o meio ambiente em que vivemos. Queremos deixar um legado positivo para os moradores da região”.

Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Manoel Alves (CIDS)

Criado em 2019, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Manoel Alves (CIDS), tem como missão trazer ferramentas para o desenvolvimento sustentável dos municípios participantes: Almas, Dianópolis, Novo Jardim, Porto Alegre, Taipas do Tocantins, Chapada da Natividade, Conceição do Tocantins e Rio da Conceição.

Por meio de projetos como o “Lixão Zero”, o grupo espera contribuir com o equilíbrio entre desenvolvimento socioeconômico, cuidado com o meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população. 

Sobre a Aura Minerals

A Aura Minerals é uma empresa com DNA brasileiro. Focada na mineração de ouro, cobre e metais básicos nas Américas, possui operações em Honduras, México, Colômbia e Brasil.

Em 2022, a Aura Minerals atingiu US$ 66,5 milhões de lucro líquido e investiu mais de US$100 milhões em suas atividades. Com quatro mil colaboradores diretos e terceiros, a companhia se diferencia pela visão de futuro sobre a mineração, com uma gestão horizontalizada, que descentraliza a tomada de decisão e por ter uma cultura forte e transparente.

A Cultura Aura 360, que direciona o jeito de ser e fazer da empresa, pensa de forma holística sobre como o negócio impacta e beneficia cada um dos stakeholders, priorizando os colaboradores, as comunidades, o meio ambiente e a companhia.