Novembro Azul: câncer de próstata é a neoplasia com maior incidência em todas as regiões brasileiras

O Instituto Lado a Lado pela Vida, criador da campanha Novembro Azul, alerta para os cuidados com a saúde do homem

Segundo dados do Global Cancer Observatory (Globocan), da Organização Mundial da Saúde, o Brasil registrou 97.278 novos casos novos de câncer de próstata em 2020.

Diante deste cenário, o Instituto Lado a Lado pela Vida, reforça a campanha “Novembro Azul”, que tem o compromisso de alertar e trabalhar temas transversais relacionados à saúde do homem.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata ocupa a primeira posição em todas as regiões brasileiras.

O nordeste lidera o ranking com risco estimado de 72 casos a cada 100 mil homens. Já o centro-oeste aparece em segundo lugar com 65 casos para 100 mil, na sequência aparecem o sudeste (64/100mil), sul (62/100mil) e a região norte(29/100mil). Entre os estados, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul, são os locais com maior incidência da doença.

“A campanha do Novembro Azul, criada no Brasil em 2011 pelo Instituto Lado a lado pela Vida, foi idealizada para alertar aos homens da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e, também, para que tenham uma atitude proativa no que se refere ao cuidado integral com a saúde.

Desta forma, é muito importante alertar e conscientizar a necessidade de realizar exames periódicos e buscar ajuda com qualquer sinal ou sintoma.

No caso do câncer de próstata, destacamos que ele é silencioso e, por isso, é tão importante que seja diagnosticado o quando antes pois, desta forma, as chances de cura são superiores a 90%”, explica Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida.

Em 2021, o Instituto realizou a pesquisa “10 respostas sobre a saúde do homem”, apresentando dados sobre a visão da população masculina no que diz respeito ao autocuidado, rede de apoio e atendimento, prevenção, crenças e o diagnóstico de doenças como o câncer de próstata.

Segundo o levantamento, 61% dos ouvidos com idade acima de 45 anos, disseram nunca ter feito o exame de toque retal por falta de indicação médica. Apenas 37% fizeram o exame, índice ainda menor [26%] entre homens acima de 45 anos de idade atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em comparação com os 50% dos brasileiros acima de 45 anos com acesso a plano de saúde ou atendimento particular.

Porque os homens morrem mais cedo

Neste ano, a campanha Novembro Azul terá o tema: “Porque os homens morrem mais cedo”, idealizada pela agência GoodBrands Comunicação. 

Durante todo o mês de novembro serão realizadas inúmeras ações para alertar os homens brasileiros sobre a importância de ter atitude e realizar periodicamente acompanhamento da saúde e buscar o diagnóstico precoce para detectar o câncer de próstata e outras enfermidades.

Deixe um comentário