Governo federal reconhece situação de emergência em Flores de Goiás (GO) após fortes chuvas

O prefeito de Flores de Goiás, Altran Avelar (União Brasil), afirmou que a Defesa Civil Nacional reconheceu nesta quinta-feira, 5, situação de emergência no município.

A cidade foi atingida por fortes temporais nos últimos dias. Segundo o gestor, o acordo será realizado com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a ajuda deve chegar após a conclusão dos trâmites burocráticos.

O prefeito informou que as chuvas caem com menor intensidade no município. Apesar disso, no momento, cerca de 400 famílias estão em dificuldade de locomoção, mas não há registros de isolamento total.

A situação de emergência permite à administração municipal agilidade na adoção de medidas, superando burocracias, por exemplo, na liberação de recursos federais para ações de atendimento à população e serviços necessários para a recuperação de áreas afetadas por desastre natural.

Enquanto o recurso federal não chega ao município, o Governo de Goiás auxilia os moradores de Flores de Goiás. Segundo o prefeito, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) entregou mais de mil cestas básicas e 100 cobertores para o município.

Além disso, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) ampliou sua força-tarefa presente em Flores de Goiás com o envio de mais 12 máquinas – retroescavadeira, motoniveladora, rolo compactador e outras – que serão usadas para restabelecer a trafegabilidade também em rodovias municipais

Nos trechos municipais afetados pelas tempestades, a Goinfra executa levantamento de greide, construção de bueiros e retirada de atoleiros.

Uma destas vias será usada como rota alternativa à GO-236, para quem trafega entre Flores de Goiás e Alvorada do Norte, enquanto a rodovia estadual passa por obras de recuperação e de construção de ponte.

O trabalho ainda foi direcionado à retomada da trafegabilidade da ponte sobre o Rio Piriri, também na GO-236, em trecho que liga Flores de Goiás, São João D’Aliança, distrito de Forte e Alto Paraíso.

A estrutura, que há uma semana estava cerca de 60 centímetros abaixo do nível da água, tem sido diuturnamente monitorada pelos técnicos da Goinfra e, no momento, está liberada para o tráfego de veículos pequenos e leves, mas continua interditada para caminhões e transportes de cargas.

Conforme a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas em Flores de Goiás devem continuar nos próximos dias, acompanhadas de trovoadas e vento fraco.

Com informações do Jornal Opção

Deixe um comentário