Governo do Tocantins emite Nota sobre cirurgias canceladas no Hospital Regional de Arraias (HRARR)

NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTOS

“Infelizmente é uma perda muito grande para a população arraiana e demais municípios referenciados no
Hospital Regional de Arraias – HRARR.

Na manhã de sexta feira (31.03.2023) recebemos em mãos o pedido de rescisão contratual dos médicos, cirurgião geral e anestesiologista do HRARR.

Mesmo após decisão dos profissionais, houve dialogo presencial com o cirurgião geral, que na oportunidade, foi mediado por uma enfermeira da unidade, na intenção de uma flexibilização via sistema, ao passo que a legalidade nos permite, mas os profissionais já estavam decididos.

“Do ponto de vista financeiro não vale apena, nosso serviço no hospital regional sempre foi mais pelo prazer em trabalhar com a equipe e ajudar a população, fica inviável financeiramente”, disse o profissional.

Dito isso, nos coube apenas a aceitar a decisão dos profissionais e agradecer por seus serviços prestados na unidade, com muita dedicação e resolutividade para o município e região.

Quanto às cirurgias canceladas pelos profissionais, que ocorreriam a partir do dia 02.04.2023, serão
reagendadas e informadas previamente aos pacientes pela Regulação do HRARR após reestruturação da
equipe médica cirúrgica, pois em diálogos com alguns médicos da unidade, há disponibilidades por eles para darem seguimentos nas cirurgias de pequenas complexidades, como Laqueaduras, Vasectomias, entre outras, como Cesárias.

Além disso, já está sendo mobilizados médicos de outras unidades para cumprimentos de plantões extras no HRARR para realização das cirurgias de médias complexidades, como Herniorrafias e Colecistectomia
(retirada de pedra na vesícula).

Portanto, ainda este mês daremos seguimentos nas cirurgias canceladas no início deste mês pelos profissionais que pediram demissão nesta unidade hospitalar.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que tem chamamento aberto para a contratação de médicos especialistas, para todas as unidades hospitalares geridas pela Pasta, inclusive o Hospital Regional de Arraias.

A SES-TO destaca que os pacientes que tiveram procedimentos eletivos adiados em decorrência
do desfalque na escala da referida unidade hospitalar, serão reagendados e os atendimentos de urgências, quando necessários, são encaminhados para outros hospitais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), sem prejuízos para seus quadros clínicos.

Palmas, 04 de abril de 2023
Secretara de Estado da Saúde
Governo do Tocantins
Mais informações: saude@secom.to.gov.br

Deixe um comentário