Equatorial vai trazer energia do Tocantins para Campos Belos (GO)

Após o caos deste mês de janeiro, com muitos dias de falta de energia elétrica em Campos Belos (GO), no nordeste do estado, e com as incontáveis quedas no fornecimento, a concessionária de Goiás, a Equatorial, enviou, nesta terça-feira (30), dois representantes para tentar resolver a encrenca.

A vinda dos técnicos foi uma batalha pessoal e árdua do vereador Rodrigo do Pouso Alto, que há anos tenta encontrar uma solução para esse grandíssimo desafio, que é resolver a questão da energia elétrica na cidade, afetando mais de 20 mil pessoas todos os dias.

Nas negociações com a empresa, o vereador afirmou que a situação já superou todos os limites do tolerável, com quedas de cinco em cinco minutos.

Hoje (30), a empresa enviou dois técnicos, que passaram o dia na cidade, em reuniões e conversas com todos os vereadores do município e, em seguida, com o prefeito da cidade, Pablo Geovanne.

Após expor os gravíssimos problemas, o vereador propôs uma solução definitiva.

Criar uma segunda linha de energia para Campos Belos, com o produto vindo do Tocantins.

Atualmente, a cidade é abastecida apenas com uma única linha de alta tensão, saindo da usina de São Domingos (GO), totalmente obsoleta e incapaz de atender às necessidades dos consumidores e empresas.

Após ouvir as autoridades de Campos Belos, os técnicos da Equatorial concordaram em atender às demandas de melhorias na rede em duas frentes.

A primeira delas, urgente, é a construção de dois alimentadores saindo da subestação de Campos Belos, um de 6 km para a zona urbana e outro para a zona rural, de 30 km.

A ideia é separar os fluxos das zonas rural e urbana e torná-los independentes. Atualmente, ambas são concorrentes e congestionam o sistema.

A previsão é ter a linha da zona urbana pronta até março de 2024 e a linha da zona rural até junho deste mesmo ano.

A grande e boa notícia que resolverá, de uma vez por todas, os problemas de energia é trazer da empresa Energisa, do Tocantins, uma segunda linha de alta tensão, a mesma que abastece a mineradora Itafós e que passa a poucos quilômetros de Campos Belos.

Essa segunda rede de alta tensão do Tocantins deve ficar pronta até o fim do ano.

A promessa foi gravada em vídeo, ao Blog, em uma conversa franca entre os representantes da Equatorial, os leitores do Blog, consumidores e clientes. Acompanhe.