Cartilha do MPGO é vencedora do 20º prêmio Nacional de Comunicação e Justiça; representatividade da comunidade Kalunga foi essencial

O Ministério Público de Goiás (MPGO) foi o vencedor do 20ª Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, o único representante do MP brasileiro em todas as categorias da premiação nesta edição.

A cartilha Saliência Comigo Não!, elaborada a pedido da 1ª Promotoria de Justiça de Cavalcante (GO), venceu na categoria Publicação Impressa Especial.

O resultado foi divulgado na sexta-feira (5), em cerimônia que marcou o encerramento do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), realizado no Rio de Janeiro.

O evento, que reúne assessores de Comunicação do Judiciário, MP, Defensoria Pública, OAB, tribunais de contas e instituições afins, busca promover a troca de experiências e ampliar o debate de ações que aproximem as instituições do cidadão.

Ao todo, concorreram na premiação 301 projetos das assessorias de comunicação do sistema de justiça do Brasil, nas 12 categorias do prêmio.

A publicação vencedora do MP goiano busca orientar crianças e adolescentes de comunidades quilombolas, em especial os Kalunga, sobre o que é violência sexual.

O texto foi todo trabalhado em versos rimados, com uso de expressões e a linguagem local, e com ilustrações lúdicas de fácil entendimento, identificadas com o perfil e a realidade das crianças.

A cartilha foi elaborada de forma colaborativa por áreas técnicas do MPGO, sob a coordenação da Área de Infância, Juventude e Educação do Centro de Apoio Operacional do MP, a partir de demanda da promotora Úrsula Catarina Fernandes da Silva Pinto, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Cavalcante.

Para o procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi, “a atuação da equipe da Assessoria de Comunicação no preparo técnico e orientação sobre a linguagem adequada a cada assunto é essencial para elevar o trabalho da atividade-fim do Ministério Público”. Ele acrescentou que o prêmio é o reconhecimento merecido por um trabalho eficaz e transformador, sempre em benefício da sociedade.

Material buscou representatividade e aproximação com a comunidade Kalunga

A promotora Úrsula Catarina recordou que a ideia surgiu da constatação de que os materiais educativos que abordavam a temática não eram condizentes com a realidade da comunidade quilombola Kalunga.

Assim, a partir de consultas a diversas pessoas ligadas à comunidade sobre o cotidiano, costumes e vocabulário das crianças e adolescentes, o texto foi elaborado pela equipe técnico-pericial em Psicologia da Coordenação de Apoio Técnico-Pericial do MP.

“A premiação é o coroamento das equipes da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) e da Psicologia, que não mediram esforços para registrar de forma colorida o estilo de vida, a linguagem, os usos e costumes dos quilombolas Kalunga no Nordeste de Goiás, o maior quilombo do Brasil”, ressaltou a promotora Úrsula Catarina.

Para ela, é um material que rompe paradigmas, por trazer um registro real do cotidiano deles, que se viram ali representados.

A coordenadora da Área da Infância, Juventude e Educação, Cristiane Marques de Souza, reforçou o ineditismo e singularidade do trabalho, voltado para um público com necessidades específicas no que tange ao desenvolvimento de ações de prevenção contra a violência sexual.

“Ao expressar situações rotineiras, costumes e tradições próprios da cultura quilombola, o conteúdo resulta em identificação com crianças e adolescentes dessa comunidade, facilitando a conscientização e a atuação da rede de proteção”, destacou.

Preocupação foi elaborar produto acessível

Para o chefe da Assessoria de Comunicação do MPGO, Pedro Palazzo, transformar o trabalho do Ministério Público em produto acessível a todos – e em especial às crianças – é um enorme desafio.

“Por isso, essa premiação nos enche de orgulho e demonstra a capacidade e a disposição da equipe da Ascom em elevar e traduzir a atuação ministerial em uma linguagem simples e compreensível”.

Ele parabenizou ainda os envolvidos nas pessoas da gestora do projeto na Ascom, a coordenadora do Núcleo de Publicidade e Marketing, Uiara Machado Barreto, pelo empenho e dedicação; e da promotora Cristiane Marques, por trazer a demanda da área-fim e o desafio de comunicar com as crianças Kalunga.

No evento do Conbrascom, o prêmio ao MPGO foi entregue pelo assessor de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Goiás, Brazil Nunes de Oliveira.

Estiveram presentes na cerimônia, além do chefe da Assessoria de Comunicação, a coordenadora do Núcleo de Publicidade e Marketing e a chefe do Núcleo de Imprensa, Ana Cristina de Faria Arruda Gilberti.

As ilustrações e projeto gráfico da cartilha foram feitos por Daniel Borges, João Victor Teixeira e Pettras Felício.

A equipe técnica em Psicologia que colaborou foi composta por Jaqueline Moreira Coelho, Juliana Borges Naves, Lícia Nery Fonseca, Liliane Domingos Martins e Silvia Pereira Guimarães.

Confira neste link a cartilha em formato digital. 

Por Cristina Rosa /Assessoria de Comunicação Social do MPGO – foto: Conbrascom

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