Caiado diz que centro de hemodiálise de Campos Belos (GO) sai até dezembro; pandemia atrapalhou implantação

Na sua visita a Campos Belos (GO), nordeste do estado, região da Chapada dos Veadeiros, o governador Ronaldo Caiado (DEM) garantiu, ontem (2), ao prefeito Plablo Geovanni (PSD), aos vereadores e à comunidade que até o final do ano o tão sonhado centro de hemodiálise do município será uma realidade.

O nordeste de Goiás é a região mais pobre do estado, berço das comunidades kalungas e tem um dos IDHs mais baixos do país, somente comparado aos países da África subsaariana. Já foi conhecido como o corredor da miséria.

Mas graças à tenacidade de sua gente e muito trabalho tem deixado este estigma para o passado.

Hoje, dezenas de pacientes renais crônicos, muitos deles idoso e acamados, precisam se deslocar até Formosa (GO), no Entorno do DF, distante mais de 300 km, três vezes por semana, ida e volta, para poderem passar pelo procedimento de filtragem de sangue.

Um calvário que todos os dias mostramos aqui no Blog, há mais de dois anos.

Antes de ser governador, o então Senador Ronaldo Caiado chamou a atenção do Congresso Nacional, em longo e contundente discurso de se interiorizar a saúde pública e citou os pacientes de hemodiálise de Campos Belos como exemplo.

No primeiro ano de seu mandato, Caiado foi à cidade e prometeu a implantação. Mas, segundo o governador, a questão da gravíssima pandemia da Covid-19 atrapalhou os planos.

Em vídeo gravado hoje, Caiado disse que já determinou ao Secretário de Saúde do Estado a implantação do centro de hemodiálise, que deve entregue à comunidade até o fim do ano. Assista ao vídeo.

Deixe um comentário