Em Campos Belos, Juiz realiza audiência previdenciária na casa de idoso que não consegue ir ao fórum
Um ventilador não foi suficiente para diminuir o calor da casa de seu Domingos José dos Santos, de 83 anos.
Em um sofá sentou-se o juiz, que ouviu as duas testemunhas. No outro, a advogada. Foram 15 minutos para que o magistrado concedesse o benefício. “Tudo no improviso, mas gracas a Deus ele teve a humildade de vir até aqui e nós dar essa alegria”, disse Maria Ferreira.
Para a advogada Florismaria Ferreira Barbosa, o caso de Domingos tocou a todos e afirmou que o sentimento é de gratidão.
Fernando Marney agradeceu, mas lembrou que apesar das pessoas são saberem, é instituído por lei o juiz sair do gabinete e ir até a parte, principalmente em casos como esses. “Vejo que por trás de processos há vidas”.
Sentença
Após o requisito de idade ser atendido, o juiz Fernando Marney analisou a condição de trabalhador rural do idoso.
Além disso, o magistrado destacou que embora conste nos autos a existência de endereço urbano, foi informado por ele e por suas testemunhas que o idoso exerceu suas atividades como lavrador durante toda a vida, cessando apenas quando foi acometido com a doença que incapacitou, sendo que tal endereço lhe servia como moradia, e não como local que eletivamente realizada seu lavor.
Saliente-se que a situação constatada no momento da visita na residência do autor demonstra que ele já deveria ter sido agraciado há muito tempo com uma aposentadoria, ante a sua condição de segurado especial”, pontuou.
Projeto Acelerar
A Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás designou cinco juízes substitutos para, a partir de terça-feira (2) até o próximo dia 4, atuarem no Projeto Acelerar -Mutirão Previdenciário nas comarcas de Campos Belos e Cavalcante.
Em Campos Belos, de 2 a 3, estão atuando Ana Tereza Waldemar da Silva (lotada em Alto Paraíso de Goiás), Marcelo Alexander Carvalho Batista (lotada em Flores de Goiás) e Pedro Piazzalunga Cesário Pereira (lotada em Cavalcante).
O mutirão em Cavalcante será realizado na quinta-feira (4) e terá a participação da juíza Ana Tereza, que dividirá os trabalhos com Fernando Marney Oliveira de Carvalho (lotado em Campos Belos), Marcelo Alexandre, Pedro Piazzalunga Cesário Pereira (lotado em Cavalcante) e Rodrigo Victor Foureaux Soares (Niquelândia).
Veja mais fotografias