Novembro Azul completa oito anos de mobilizações voltadas para a prevenção do câncer de próstata
Para levar informação à população, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) realiza, desde sua fundação, em 2008, iniciativas para promover a mudança de comportamento dos homens, para que incorporem o hábito de consultar um médico e realizar os exames preventivos.
Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade a partir de 45 anos ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento.
A presidente do LAL lembra que milhares de homens ainda deixam de realizar os exames preventivos por preconceito, por falta de informação ou pela correria do dia a dia.
Ao longo dos anos, o Novembro Azul tornou-se uma ação de domínio público e passou a ser incorporada por outras ONGs, empresas privadas e pelo público, engajando milhões de pessoas. Atualmente, é a maior campanha de combate ao câncer de próstata do Brasil.
Ação já alcançou 100 milhões de pessoas
Para se ter uma ideia de sua grandiosidade, as ações promovidas pelo Instituto Lado a Lado pela Vidaem 2017 atingiram cerca de 100 milhões de pessoas em todo o Brasil.
“Números assim refletem o crescimento da campanha e tornaram o Novembro Azul uma referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde, impulsionando o movimento a entrar para o calendário nacional de prevenção”, comemora a presidente do LAL.
Sobre o câncer de próstata
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).
O câncer de próstata é normalmente detectado inicialmente pelos exames de nível de PSA no sangue e pelo toque retal.
As chances de cura estão diretamente relacionadas ao estágio em que a doença for diagnosticada.
Após o diagnóstico positivo, o homem deve conversar com seu médico e também procurar um oncologista de confiança, para que possam decidir juntos pelo melhor tratamento.