Comandante da Guarda Municipal de Planaltina de Goiás é preso por peculato durante posse de novo prefeito
O comandante da Guarda Civil (GCM) de Planaltina de Goiás, Francisco Jesser Souza, 46, foi preso por peculato durante a solenidade de posse do novo prefeito da cidade, Eles Reis (PTC), na manhã de terça-feira (13), escolhido em eleições suplementares.
Conforme expõe o Cristiomário Medeiros, titular da delegacia regional, o crime que causou a prisão foi cometido no último 1°/10, quando uma motocicleta foi vendida por Jesser, por R$ 1.900.
De acordo com Medeiros, este é o segundo caso ocorrido na cidade. Em julho de 2017, o antigo chefe da AMTT, Leandro Braz Dantas, que antecedeu Jesser na gestão do órgão, foi preso pelo mesmo crime.
Crise política
Francisco Jesser está preso na cadeia da cidade, onde também está o ex-prefeito Pastor André (PRB), detido na Operação Mãos à Obra, deflagrada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), em novembro, para apurar irregularidade na reforma da Câmara Municipal de Planaltina.
O cargo de Jesser é ocupado, provisoriamente, pelo sub-comandante da guarda, Eduardo Araújo. Segundo ele, que apresenta uma nova versão para os fatos, o crime “não tem a ver com a GCM” e teria sido praticado enquanto Francisco era presidente da AMTT.
Planaltina vive uma fase difícil no que diz respeito à administração pública. Antes de Pastor André assumir a liderança do Executivo na cidade, o posto de prefeito era de David Alves Teixeira Lima (PR).