Rádio RCB de Campos Belos (GO) agora é FM; sinal chega a cerca de 20 municípios de Goiás, Tocantins e Bahia

A partir deste mês de outubro, a Rádio RCB, de Campos Belos (GO), nordeste do estado, que operava como emissora AM, passou a transmitir na frequência modulada (FM).

Qual a diferença?

A frequência AM, mais antiga, alcança distâncias maiores, mas é suscetível a muitas interferências técnicas e o som costuma ser de baixa qualidade, chegando misturado a ruídos e chiados.

Por outro lado, a FM, mais moderna, oferece melhor qualidade de som, embora tenha um alcance menor.

Diferentemente do sinal AM, que requer aparelhos de rádio específicos, o sinal de uma rádio FM pode ser captado por dispositivos móveis, como celulares, ampliando assim o número de ouvintes.

Para resolver essas limitações técnicas, desde 2014 o Ministério das Comunicações autorizou a migração das emissoras AM para a frequência FM.

Com 26 anos de história, a RCB nasceu da paixão do médico Doriocan Santos e de seus familiares pela cidade de Campos Belos. Apesar das imensas dificuldades durante esses anos, a chama da emissora sempre permaneceu acesa.

Nesta nova era, um novo capítulo se inicia, com uma nova gestão, operando na frequência 104,3 FM e ampliando seu alcance para mais de 140 km.

O sinal da RCB agora chega a cidades e distritos como Prata, Estiva, Guarani de Goiás (GO), São Domingos (GO), Divinópolis de Goiás (GO), Fundo do Pasto, Pouso Alto (GO), Iaciara (GO), Porteira, Trombas, Posse (GO), Monte Alegre (GO), Arraias (TO), Novo Alegre (TO), Combinado (TO), Paranã (TO), Cavalcante (GO), Alto Paraíso (GO), Nova Roma (GO), Taguatinga (TO), Conceição do Tocantins (TO), Taipas (TO), Ponte Alta do Bom Jesus (TO) e Roda Velha (BA).

“Este novo projeto da Rádio RCB é uma celebração das conquistas e valores que construímos ao longo de mais de duas décadas. Estamos empenhados em preservar nossa rica história e raízes, enquanto avançamos rumo ao futuro.

Acreditamos que a informação é um pilar fundamental para o desenvolvimento da comunidade e, por isso, continuaremos a ser uma fonte confiável de notícias e entretenimento, sempre com um olhar atento às necessidades e aspirações de nossa audiência”, disse o engenheiro João Carlos Pereira, responsável pela instalação do transmissor e também diretor da emissora.

Acesse o link da rádio: https://www.rcbnews.com.br/

História do Rádio em Campos Belos

Em 1991, com apenas 16 anos, integrei um grupo de “pioneiros” de Campos Belos (GO) que tornou realidade as emissoras de rádio na localidade.

Entre os pioneiros, Lee Fernandes, Dinomar Miranda, Tomás de Aquino, Hamilton Mendes, Zé Cândido, Luiz Sérgio, Baiano, entre outros.

Eram todas rádios piratas, sem autorização do governo federal para operar. O regime militar havia terminado há pouco mais de três anos, e prevalecia uma forte cultura de concentrar o poder das emissoras nas mãos de políticos e grandes empresários.

Nenhum deles se interessava pelas cidades abandonadas do interior, pois não geravam lucro. Por isso, milhares de municípios careciam de uma emissora de rádio autorizada.

Graças aos pioneiros, as rádios piratas levaram música, diversão, notícias e serviços aos lares de muita gente na nossa região.

Tudo começou com a Rádio Morena FM, seguida pela Rádio 107 FM, da Mangueira, e pela Rádio Cidade FM, onde fiz minha estreia e comecei minha paixão pela comunicação e pelo jornalismo.

Somente em 1998, oito anos depois, a Lei nº 9.612/1998, de autoria de Arnaldo Faria de Sá, regulamentou as emissoras de rádio comunitárias no Brasil. Essas emissoras passaram a ser vinculadas a associações ou fundações que representam um público específico, seja um bairro ou uma causa social, e devem operar como porta-vozes dessa comunidade.

Então, em Campos Belos foi criada uma Rádio Comunitária, a Atividades FM, que está no ar até hoje.

Depois, em 1998, foi criada a primeira e única emissora comercial da cidade, a RCB AM, que prosseguiu em atividade por 16 anos, até 2024 na faixa do AM, quanto ocorre a migração para a FM.

As rádios comunitárias podem operar com uma potência máxima de 25 watts ERP e uma torre com altura de até 30 metros, cobrindo uma área urbana com um raio médio de 1 km.

Por sua função cultural, a emissora não pode ter intervalos comerciais explícitos, apenas apoios culturais de estabelecimentos na área de cobertura.

A programação não pode ser vendida ou alugada para terceiros, e é proibida a retransmissão de outras estações, mantendo a característica de “rádio comunitária”.

As emissoras devem estar abertas a opiniões e estilos de vida diversos, sem uso para proselitismo político ou religioso.

Após mais de 34 anos desde o início dessa luta, celebramos a grande vitória da Rádio RCB FM, de Campos Belos.