Posse (GO): Os Sertões, de Euclides da Cunha, e a derrocada da UEG de Campos Belos (GO)
Você já leu Os sertões, de Euclides da Cunha? Se não, é uma ótima oportunidade de lê-lo e ver como a história se repete!
O romance de Euclides da Cunha, um calhamaço de quase 270 páginas, descreve-nos numa minuciosa narrativa a complexa e desproporcional Guerra de Canudos em seus três elementos: a terra, o homem e a luta.
Para se ter noção da fragilidade da educação em nossa região, desde 1994, com a implantação de uma faculdade de Ciências Humanas, com o investimento privado, até o exato momento não conseguimos equalizar em 100 % de docentes licenciados nas disciplinas de Português, Inglês e Matemática ofertadas pelas escolas de Posse e região.
A desculpa de que a UEG-Campus Posse e de Campos Belos é um problema econômico e logístico para a Reitoria da Universidade Estadual de Goiás e para as contas do governo não irá impactar nos dados de anos de má gerencia do Estado goiano e nem ameniza a desumanidade com que somos tratados diariamente por um governo que considera a formação e um futuro promissor de nossos filhos como investimento desnecessário.
Essa reflexão a cima é apenas para mostrar o quanto somos esquecidos por todos e que merecemos uma educação de qualidade tão quanto à população metropolitana.
Finalizo pedindo um apoio para mostrar a toda população que nós existimos e não iremos nos calar diante dessa situação que fomos submetidos e que não temos culpa por tantos desvios que fizeram durantes anos, não queremos pagar essa conta com a perda do bem mais precioso que temos: a EDUCAÇÃO.
Segue algumas fotos da nossa caminhada contra o corte orçamentário da educação básica do Instituto Federal Goiano e do fechamento dos cursos e campi da Universidade Estadual de Goiás ocorrida em 15/05/2019 na cidade de Posse- GO.
Atenciosamente, Mônica Coelho acadêmica do 7º período do curso de Letras da UEG-Posse, porém que iniciou essa jornada de estudo em nível superior no UEG-campus Campos belos.