Após conseguir localizar 50 pessoas na região, pacientes homodiálise agora aguarda ação da prefeitura de Campos Belos (GO)
- On:
- 1 comentários
Após chegar ao número de 50 pacientes de hemodiálise, o grupo de cidadãos de Campos Belos, Monte Alegre, Arraias, Taguatinga, São Domingos, Divinópolis de Goiás e de outras cidades do Tocantins e de Goiás que desejam implantar um centro especializado em Campos Belos, agora depende de uma ação da prefeitura da cidade.
À lista integram pacientes renais crônicos e que, para sobreviver, precisam semanalmente passar por hemodiálise.
Todos eles precisam se deslocar cerca de 800 km, ao menos 3 vezes na semana, para poder filtrar o sangue, já que os rins não conseguem mais fazer esta função.
Por conta desse sofrimento diário em prol da vida, familiares e pacientes montaram uma força tarefa para exigir dos poderes públicos a instalação de um centro de hemodiálise em Campos Belos.
Uma das exigências legais é que a cidade tenha ao menos 50 pacientes em tratamento. Além disso, há uma série de outras questões, como a contratação de um médico nefrologista e, claro, muita vontade política.
Segundo uma fonte do grupo, o secretário de Saúde de Campos Belos disse que no próximo dia 20 de maio vai ocorrer a Reunião do CIR (Comissão intergestores Regional) do Nordeste Goiano e que nesse evento vai expor aos demais secretários o projeto do Centro de Hemodiálise de Campos Belos.
Ainda de acordo com o secretário, a Comissão Intergestores Regional é a instância colegiada de articulação, negociação e pactuação entre gestores de saúde dos entes federativos, para a operacionalização das políticas públicas de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.
Mas, convenhamos, ainda é muito acanhada apenas essa ação da prefeitura de Campos Belos.
As dificuldades para implantar um centro como este são enormes e há necessidade de muita articulação política, muita conversa no pé de ouvido, viagens a Goiânia e ao DF, além da pressão popular.
Do contrário, os pacientes continuarão com seus intensos sofrimentos diários.
Mais Notícias
Um comentário em “Após conseguir localizar 50 pessoas na região, pacientes homodiálise agora aguarda ação da prefeitura de Campos Belos (GO)”
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Parabéns ao José de Souza Júnior,que nos mobilizou e organizou para essa linda iniciativa. Eu já havia feito essa mesma solicitação político, Senador Kajuru,em Fevereiro e o mesmo nem resposta,deu. Isso mostra que a união faz a força.