Iso Moreira quer centro de hemodiálise em Campos Belos e defende uma agenda de obras para o Nordeste goiano


O deputado Iso Moreira (DEM) está empenhado para que a cidade de Campos Belos, no Nordeste goiano, tenha um centro de hemodiálise. 


Atualmente, as pessoas que precisam desse serviço recorrem a Formosa ou Brasília, distantes 363 km e 405 km respectivamente, ou a Barreiras, na Bahia, com percurso de 248 km. 

Dependendo do trajeto, o tempo de viagem pode chegar a 7 horas. 

Para a maioria dos portadores de doença renal crônica, é praticamente impossível manter a rotina exigida pelo tratamento de hemodiálise, considerado vital, por realizar a função de limpar e filtrar o sangue, quando o rim não dá mais conta de fazê-lo.

Ciente da falta que faz esses serviços na região, Iso Moreira encaminhou dia 30 de abril requerimento ao secretário de Estado da Saúde Ismael Alexandrino Júnior e ao governador Ronaldo Caiado em que pede a instalação urgente do referido centro. Segundo o parlamentar, a situação é crítica. 


Nos contatos feitos com o governo, o deputado defende uma agenda de obras para a região, dentre elas, as que atendam áreas prioritárias como saúde, educação e transporte. 

O parlamentar ressaltou ainda o que o Nordeste goiano tem potencial de desenvolvimento, especialmente nas áreas do ecoturismo, agricultura e pecuária, e que o investimento de recursos públicos alinhado com o perfil da região traria retorno para a economia goiana.

Localização – Campos Belos integra a microrregião da Chapada dos Veadeiros, faz divisa com o estados do Tocantins e da Bahia; é considerado um polo regional e está entre os municípios mais desenvolvidos do Nordeste goiano. O acesso à região é feito pela GO-118 e pela BR-020. 


Dada sua localização estratégica, a instalação do hemocentro viria beneficiar a população de várias cidades do entorno de Campos Belos, como Monte Alegre de Goiás, Divinópolis, São Domingos e Arraias.

Emendas – Municípios de várias regiões do Estado foram beneficiados com recursos de emendas parlamentares destinadas por Iso Moreira à saúde, este ano. Grande parte desses recursos será empregada na aquisição de ambulâncias para o traslado de pacientes. 


A distância dos municípios ao Norte e Nordeste de Goiás em relação à Capital, onde estão concentrados os serviços públicos de saúde, é um problema que afeta toda a população. 

Iso também destinou emendas para o reaparelhamento de hospitais públicos de Alvorada do Norte, Iaciara, Formosa, Cabeceiras, Turvelândia, Anápolis e Santa Bárbara de Goiás.

Fonte: Alego 

Deixe um comentário