União Brasil e MDB elegem 140 prefeitos e mostram força de Caiado e Daniel
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o vice-governador Daniel Vilela (MDB) foram os grandes vencedores da eleição municipal em Goiás.
Juntos, os partidos presididos pelo governador e pelo vice conquistaram 140 das 243 cidades que elegeram prefeitos no domingo (6/10).
As vitórias foram espalhadas por todas as regiões do estado, em cidades estratégicas.
O União Brasil conquistou 94 prefeituras, 32 a mais que o Democratas havia vencido em 2020 (foram 62 prefeitos eleitos), antes da fusão com o PSL.
O resultado confirma a força de Caiado, governador com a maior aprovação no país.
O União Brasil destacou-se em cidades da região Metropolitana com vitórias em Trindade, Senador Canedo e Inhumas.
Nas duas primeiras, os prefeitos Marden Junior e Fernando Pellozo foram reeleitos. Em Inhumas, José Essado volta ao comando da cidade.
No Entorno do Distrito Federal o União Brasil também conquistou vitórias relevantes com as reeleições de Diego Sorgatto, em Luziânia, e Dr. Lucas, em Águas Lindas.
O União Brasil levou outras cidades polos, entre elas, Porangatu, Goianésia, Itumbiara, Campos Belos, Ipameri e Jaraguá. O partido também está no segundo turno em Goiânia, com Sandro Mabel.
Segundo partido que mais elegeu prefeitos foi o MDB, fortalecendo o vice-governador Daniel Vilela.
O partido saiu de 29, em 2020, para 46 prefeitos eleitos em 2024 de um total de 77 concorrentes – aproveitamento elevado com 60% de vitórias.
A legenda disputa ainda, como favorita, a prefeitura de Aparecida de Goiânia, o segundo maior colégio eleitoral do estado, com Leandro Vilela.
Na lista de municípios administrados pelo MDB a partir de 1º de janeiro estão Rio Verde, com a vitória de Wellington Carrijo; Catalão, com Velomar Rios; Caldas Novas, com a reeleição de Kleber Marra; e Mineiros, onde Aleomar Rezende foi reconduzido com 79,89% dos votos válidos.
O partido levou também Valparaíso de Goiás e Uruaçu.