Morre Mãe Maria Dias, parteira e matriarca da comunidade Quilombola Lagoa da Pedra. Tinha uma sabedoria sem igual



Morreu na tarde deste domingo (18), aos 89 anos, mãe Maria Dias, histórica parteira e matriarca da comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Distrito de Canabrava, em Arraias, sudeste do Tocantins.


Dona Maria Dias era uma lenda na região.

Além de ser “mãe” de toda a comunidade, com sua sabedoria e amor indistinto, de suas mãos habilidosas nasceram mais de cem crianças da comunidade e das regiões circunvizinhas.

Era também uma baluarte e referência histórica-cultural, porque manteve viva e transmitiu a centenas de pessoas valores culturais e religiosos caros à cultura afro. 


Dançadeira de Súcia e de São Gonçalo, tinha um carisma que não cabia em seu coração.

O coração afro-brasileiro chora. 


Não apenas a comunidade quilombola Lagoa da Pedra fica mais pobre, mas o todo estado do Tocantins, que perde uma personalidade humana rara. 

A repercussão da morte  de Mãe Maria Dias foi grande. 
Nas redes sociais, principalmente. 


“Nós do coletivo de mulheres negra Oorun Obinrin nos solidarizamos com a família e nos colocamos à disposição caso necessite de alguma coisa. Que o Otun acolha mãe Maria Dias, no seu coração”, escreveu um representante do Coletivo.

“Que triste! meus sentimentos a todos familiares e amigos nesse momento tão difícil. Que Jesus o abrace e conforte a todos”, disse uma moradora da comunidade. 



“Descanse em paz Tia Maria Dias, Sentiremos muito a sua presença em nosso meio, mas estarás sempre presente em nossos corações”. 


Veja Mais Sobre


Na Tela do Cinema 

Deixe um comentário