Mobilização popular na Chapada sensibiliza o Brasil e leva Campus do IFG para Cavalcante (GO)

Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros, foi oficializada entre as 100 cidades contempladas com a instalação e obra de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, em solenidade com o Presidente Lula na última terça-feira, (14).

Desde maio de 2023, Prefeitura e Comunidade vêm trabalhando junto com a reitora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon para levar um campus do IFG para Cavalcante.

No Estado existem duas modalidades de Instituto Federal: o IFG (Instituto Federal de Goiás) e o IF Goiano (Instituto Federal Goiano). O que tem causado equívocos entre alguns veículos de comunicação. Entretanto, a mobilização popular na Chapada dos Veadeiros se deu em defesa de um campus do Instituto Federal de Goiás, IFG, para Cavalcante.

UFG Cavalcante: uma conquista coletiva

Dia 15 de fevereiro de 2024, no Plenário lotado da Câmara Municipal de Vereadores, mais de 160 pessoas da região se reuniram com a equipe do IFG, incluindo a Reitora Oneida Cristina, quatro pró-reitores e os diretores dos Campi da Cidade de Goiás e Uruaçu, além de representantes da área de Educação do Governo Estadual, autoridades locais e nacionais como o Presidente da Associação Quilombo Kalunga (AQK), Carlos Pereira, a Secretaria Municipal de Educação, Wanderleya dos Santos Rosa, a Presidenta da Câmara, Eriene Kalunga, o prefeito de Teresina de Goiás, Kleverton Barbosa de Mello, o prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga, e o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Rodrigo Rolemberg.

A reitora Oneida Cristina já havia recebido em Goiânia o Prefeito Vilmar Kalunga e lideranças quilombolas. Daquele agosto de 2023 em diante, um engajamento sem precedentes de diversos cidadãos e cidadãs com a Prefeitura e o IFG permitiu estruturar o pré-projeto que apresenta Cavalcante como a semente de um novo modelo de economia para a Chapada dos Veadeiros, o Brasil e o Mundo.

Pré-projeto IFG Cavalcante

O pré-projeto do IFG para Cavalcante contou com contribuições de várias pessoas da comunidade, da prefeitura, do próprio IFG e de profissionais voluntários da área de pesquisa de dados e comunicação social, conforme ficha técnica abaixo.

EQUIPE TÉCNICA EXECUTIVA

Coordenação:

Vilmar de Sousa Costa (Prefeito de Cavalcante, GO) e Professora Wanderleia dos Santos Rosa (Secretária de Educação do Município de Cavalcante, GO) e Assessoria Estratégica de Léo Pereira (Verbo Comunicação), Assessoria Executiva Licinha de Paula (Vilas Verdes Empreendimentos), Apoio Técnico Executivo Fabíola Morais e Renata Coelho (Laguz Pesquisas), João Bitencourt Lino (Veredas Soluções em Turismo)e ainda colaboradores Adão dos Santos Rosa, Lucilene dos Santos Rosa, Josefa dos Santos Silva Luiz Antônio Pasquetti, Carlos Pereira da Conceição e Andreia Alves do Padro

O texto de apresentação do pré-projeto, escrito por Léo Pereira comunicador social e estrategista da Verbo Comunicação, sintetiza o sentimento coletivo pela criação de um IFG cujo projeto pedagógico:

“investigue os potenciais de agroecologia, turismo de base comunitária, tecnologias de edificações ancestrais, saneamento ecológico, saúde, educação, meio ambiente, micro energias verdes, informática, TI, comunicação social e redes, arte e artesania, cinema, teatro, música, dança. Um IFG que inove. Pois há um cenário de expansão mercadológica a ser observado e orientado para se cumprir um modelo novo de sustentabilidade local e fomento do turismo ecológico.

Um modelo que resgate urgentemente a dívida histórica de abandono dos Vãos e acolha de forma definitiva a periferia das cidades e os territórios quilombolas.”

A coordenadora do pré-projeto e secretária de educação do município, Professora Wanderleia dos Santos Rosa, esclarece que Cavalcante tem grande parte de seu território pertencente aos povos tradicionais Kalunga, o maior território quilombola da América do Sul, para ela:

“É urgente resgatarmos enquanto sociedade nossa dívida com os povos tradicionais, e a professora Oneida, como reitora, teve sensibilidade para entender isso no contexto da nossa luta por um IFG para Cavalcante”.

O pré-projeto ressalta ainda que “A busca dessa parceria com o Governo Federal pela implantação do IFG em Cavalcante é um grito de alerta; mas é também a oferta de um olhar avesso capaz de promover um modelo de desenvolvimento sustentável em um dos patrimônios mais ricos do cerrado central do Brasil. Cavalcante tem uma população de migrantes e quilombolas articulada e ávida de conhecimento. E saberá irradiar e receber saberes pela Chapada dos Veadeiros.”

Campanha de “dentro pra dentro”

Desde o início de 2024, quando a Reitora do IFG confirmou sua visita `a Cavalcante, voluntários da comunidade e Prefeitura iniciaram uma ampla campanha, coordenada pelo estrategista Léo Pereira, para a conscientização e mobilizações da população nos municípios, nos territórios e vizinhanças da Chapada dos Veadeiros.

Por meio da integração de canais locais de comunicação, como a Rede Kalunga Comunicações, o Sistema Kalunga de Comunicação, a Associação Quilombo Kalunga, canais virtuais da Prefeitura e Câmara de Vereadores, mais a participação de voluntários que vivem e convivem na região, a iniciativa se consolidou na união exitosa de mídias não-pagas de internet com os tradicionais carros de som do interior goiano e os diversos grupos de WhatsApp já existentes nas comunidades.

A campanha fortaleceu o debate nas ruas, nos bairros, nas cidades e nos quilombos da Chapada dos Veadeiros, elevando a participação social e alcançando visibilidade nacional, com reportagens na Folha de São Paulo, na Rede Mídia Ninja e no site Almas Pretas Jornalismo.

O engajamento se estendeu para políticos e artistas de todo Brasil, tendo como fundamento o mote criado pelo comunicador social Léo Pereira: “IFG para Cavalcante, IFG para o Mundo. Ô, Lula! Se não for agora, quando?”