Júnior Coreano, de Campos Belos (GO), se destaca em Goiás na condução de quadrilhas juninas

As festas juninas são uma paixão dos brasileiros.

É uma das maiores tradições do país, surgiu no período pré-gregoriano na Europa, como uma festa pagã que comemorava a fertilidade da terra e as boas colheitas.

Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia no dia 24 de Junho.

As comemorações passaram então a ser conhecidas como Joaninas, em homenagem a João Batista, descrito na bíblia como aquele que batizava as pessoas para a vinda de Jesus.

Assim, virou uma festa da Igreja Católica, que começou a prestar homenagem a três santos: no dia 13, Santo Antônio; no dia 24, São João; e no dia 29, São Pedro.

Quando introduzida no Brasil pelos colonizadores, essas festividades foram muito bem aceitas pelos negros e índios que aqui viviam, por serem muito parecidas com as de suas culturas.

Aos poucos, as festas juninas foram se espalhando pelo Brasil, mas foi no Nordeste que ela ganhou força na nossa cultura.

Lá elas duram o mês todo, e são realizados vários concursos de grupos que dançam a quadrilha, atraindo turistas de todo país.

Em Goiás, o circuito das quadrilhas tem destaque especial. E tem um camposbelense se destacando da condução de quadrilhas profissionais.

Júnior Cezar, conhecido Júnior Coreano, 31 anos, jovem trabalhador e um operador de máquinas pesadas na capital do estado, nas horas vagas, se torna um dos mais renomados profissionais dos “trabalhos juninos”.

Nascido em Campos Belos (GO), nordeste do estado, ele diz que é apaixonado por forró.
Hoje mora em Senador Canedo, região metropolitana de Goiânia, voltou aos tablados juninos para disputar o circuito goiano pela “Quadrilha Junina Aconchego” e busca o circuito nacional.

“Tenho vários sonhos, e um deles e levar essa cultura para minha cidade, tanto junino, como outros projetos. Final de semana nós nos apresentou num dos condomínios mais caro de Goiânia, o Portal do Sol Golf. Pense numa apresentação top viu”, comemora.

A 3ª etapa do circuito Junino da capital ocorre nos dias 31 de junho, 1 e 2 de julho na praça do trabalhador de Goiânia.

“Faço esse convite a todos os meus conterrâneos, a estarem nos prestigiando no dia 2 de julho na nossa apresentação cultural, com o tema família”, convida.

Deixe um comentário