Colégio de Almas (TO) envolve estudantes em projeto de recuperação de nascente de córrego

Como ação da Semana do Meio do Ambiente, estudantes participaram de aulas práticas sobre preservação

O Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, de Almas, tem participado, ativamente, do processo de recuperação da nascente do córrego Prainha, localizado próximo à unidade escolar. As atividades pedagógicas, realizadas no período de 29 de maio a 5 de junho, fazem parte das ações referentes à Semana Mundial do Meio Ambiente.

As atividades iniciaram com o plantio de mudas típicas do Cerrado, como aroeira e jatobá, ao redor da escola, com a participação de estudantes do oitavo ano do ensino fundamental. As mudas foram doadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Almas.

Já os estudantes do sexto e do sétimo anos participaram de aula campo no córrego Prainha, que está sendo recuperado, depois de passar vários anos impróprio para uso. Na aula, os estudantes aprenderam na prática como a poluição da água afeta a saúde, a economia e a vida dos animais.

Os alunos do nono foram conduzidos até a nascente do córrego Pendurado, no centro da cidade, que está em estado de poluição. A equipe foi conduzida pela professora aposentada Josefa Pereira de Macedo, 80 anos, que mora próxima ao local. “O lugar já foi muito importante para a comunidade, porém, devido o descuido com o meio ambiente,

hoje é impróprio para uso. O forte odor ocasionado pelo acúmulo de lixo e a presença de insetos tendem a afastar o convívio de pessoas no seu entorno. Sem falar no impacto ambiental e na possibilidade de transmissão de diversas doenças”, explicou.

Para finalizar a ação da Semana do Meio Ambiente, nesta segunda-feira, 5, os estudantes do ensino médio participaram do Simpósio: Impactos Ambientais. O evento contou com a participação da professora e secretária de Meio Ambiente do município, Raquel Pereira de Macedo, que juntamente com os estudantes debateram sobre os impactos ambientais e reforçada a importância da preservação do meio ambiente.

A estudante Gabriela Silva Macedo aprovou a iniciativa. “Gostei muito das atividades. Tivemos a oportunidade de ouvir e aprender assuntos importantes em relação aos cuidados com os recursos naturais. É de extrema importância entender a necessidade de reciclar e de não poluir os rios e nem o solo. Foram diversos momentos de rico aprendizado para os estudantes. Cada um repensou sobre seus hábitos em relação às atividades diárias”, frisou.

Para a professora Silvana de Sousa Ferreira, o objetivo da iniciativa é elevar o desempenho acadêmico dos alunos, no que se refere à sustentabilidade ambiental.

“A ação é de extrema relevância para a comunidade escolar. A importância da preservação do meio ambiente se faz necessária no mundo contemporâneo e é de responsabilidade de todos os cuidados contínuos e permanentes com a natureza independentemente se mora na zona urbana ou rural”, destacou.

“Foi uma prática de suma importância e relevância para todos os participantes, principalmente, os estudantes protagonistas envolvidos, que explanaram e debateram sobre ações de preservação dos recursos naturais, causas e consequência da intensificação do efeito estufa e aquecimento global”, completou o professor Robson Barreira Soares.

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