Começaram as inscrições para o programa Jovem Aprendiz dos Correios

Começaram nesta segunda-feira (27) as inscrições para o programa de Jovem Aprendiz dos Correios. São 4.382 vagas disponíveis e formação de cadastro reserva para todo o território nacional. 

Assim, os estudantes com idade entre 14 e 21 anos completos no ato da contratação, que estejam cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental podem se candidatar. 

As inscrições devem ser realizadas no site da estatal e o prazo vai até o dia 21 de abril de 2023. 

Para Goiás foram disponibilizadas 129 vagas em 22 cidades. 

As oportunidades são para os municípios: Águas Lindas De Goiás, Anápolis , Aparecida de Goiânia, Catalão, Cristalina, Formosa, Goiânia, Goianira, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Minaçu, Mineiros, Niquelândia, Pires do Rio, Planaltina, Quirinópolis, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade e Valparaíso de Goiás.

No entanto, as inscrições estão ocorrendo para todas as cidades do pais que têm agências dos Correios.

Do total das vagas, 10% serão destinadas aos candidatos com deficiência e 20% aos que se declararem pretos e pardos.

A seleção simplificada é realizada por meio de comprovação de requisitos referentes à renda familiar, idade, tipo de instituição de ensino onde estuda e participação em projetos sociais.

A pontuação está detalhada no EDITAL.  

A jornada de 20 horas semanais será distribuída em quatro horas diárias, divididas em atividades teóricas (em entidade qualificada na formação técnico-profissional e práticas nos Correios. 

Parceria com o SENAI

O programa é executado nos Correios em parceria com o SENAI, que oferta aos aprendizes os cursos técnico-profissionais de Assistente Administrativo e de Assistente de Logística.

A atividade é realizada no sistema denominado dual, isto é, três dias da semana nas instalações dos Correios, onde há a vivência prática, e dois dias da semana no ambiente do SENAI, para capacitação teórica.

A ideia é zelar pela alternância e complexidade progressiva das atividades. 

Os jovens aprendizes receberão o salário-mínimo-hora, conforme piso salarial de cada estado, além de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme.  

O processo seletivo terá a validade de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. Todas as informações estão disponíveis no site dos Correios. 

Veteranas

Ana Vitória Rodrigues é jovem aprendiz na agência Central dos Correios de Goiânia. A estudante ingressou no processo seletivo anterior e considera que essa é uma ótima oportunidade para entrar no mercado de trabalho.

“É o meu primeiro emprego. Estou aprendendo muita coisa nova, processos que não conhecia, aprendizado que vou levar para a vida”, explicou. Naftali Micaely Oliveira concorda com a colega.

“Vou levar essa experiência e conhecimento por onde passar na minha vida profissional”, completou a jovem, que divulgou a abertura das inscrições para todos os amigos.

Deixe um comentário