Frustração e tristeza marcam reunião de políticos com a Goinfra; pavimentação da GO-447 paralisada de vez
Nesta segunda-feira (11) prefeitos, vereadores de diversos municípios do Nordeste de Goiás e os deputados federais José Nelto (PP/GO), Delegado Waldir (UB-GO) e Flávia Moraes (PDT/GO) participaram de uma reunião com o presidente da Goinfra, Pedro Sales.
Na pauta, a gravíssima paralisação das obras das rodovias GO-447 e GO-112, que ligam Divinópolis de Goiás à GO-118, em Monte Alegre de Goiás.
Mas não adiantou a mobilização e a chiadeira. As palavras frustração, desencanto, tristeza e raiva marcaram o tom da reunião.
Segundo contou o deputado José Nelto, que tem sido bastante combativo em prol da pavimentação, obra foi paralisada de vez e não há sequer expectativa de seu retorno.
O motivo seria uma medição de asfaltamento que a empresa teria recebido e não realizado, ainda na gestão do governo anterior, ou seja, há mais de 4 anos.
Por isso, a obra estaria agora sendo paralisada de vez.
Voltaram todos de Goiânia cabisbaixos e sem ter o que dizer aos cidadãos da região mais carente de Goiás.
É claro que isso (a suposta falsa medição) não iria impedir a continuação das obras.
Resolvia-se a encrenca burocrática, chamava o Ministério Público e a Polícia para investigar o passado e o passivo e continuar-se-ia o beneficiamento da rodovia.
Mas a Goinfra e o governador Caiado resolveram escolher outro caminho. Por sinal, o pior deles.
Para quem está de fora fica claro que a paralisação das obras é uma questão política. O nordeste de Goiás possui poucos votos, não consegue eleger ninguém. Ponto.
Então o governador está sendo pragmático. Vai fazer obra onde tem votos e mandou a empresa e as máquinas para outro canto.
A mesma empreiteira que teria problemas de medição continua trabalhando para o governo, mas em outro canteiro.
Infelizmente voltamos ao patamar de sempre. Muita conversa, muita ladainha, muita promessa.
Que se lasquem o povo pobre desse grotão de Goiás, como historicamente sempre foram tratados.
Que obra é essa? qual a sua importância?
No início de junho, a empreiteira Pavienge informou que tinha aberto uma terceira frente de trabalho nas obras de pavimentação das rodovias GO-447 e GO-112 que liga a GO-118 à cidade de Divinópolis de Goiás, no nordeste do estado, região de Terra Ronca.
“Estamos com uma frente de terraplenagem iniciando os serviços na GO-112 sentido Distrito da Prata. Outra, de capa, fazendo serviços de, T.S.D (Tratamento Superficial Duplo) na GO-447, distrito da Vazante sentido Prata, e uma terceira, equipe que vai iniciar o microrrevestimento do trecho Divinópolis até a Vazante”, o engenheiro Guth Halley.
Ainda de acordo com o coordenador da obra, já tinha sido executados 6 km de terraplenagem e 6 km de pavimentação, com três bueiros celulares e dez bueiros tubulares.
Cerca de 112 funcionários e 66 equipamentos estavam empregados e intensamente imbuídos na pavimentação desse trecho rodoviário, que pode ser um divisor de água no desenvolvimento social, econômico e turístico do Nordeste de Goiás.
Há mais de dez anos que este Blog vem clamando ao governo do estado a pavimentação do trecho e há 40 anos a sociedade regional amarga uma espera árdua.
O trecho que está sendo pavimentado liga a grande, rica e turística Chapada dos Veadeiros à também estonteante região de Terra Ronca, uma reserva estadual do bioma de cavernas.
O Parque Estadual de Terra Ronca, criado pela Lei 10.879, de 7 de julho de 1989, está localizado em São Domingos (GO) e possui uma área de, aproximadamente, 57.000 hectares.
O objetivo do parque é preservar a fauna, a flora, os mananciais e, em particular, as áreas de ocorrências de cavidades naturais subterrâneas e seu entorno, protegendo sítios naturais de relevância ecológica e reconhecida importância turística, assegurando e proporcionando oportunidades controladas para uso público, educação e pesquisa científica, como o “Seu Ramiro”, caverna com a maior boca natural do Brasil.
A estrada também deve potencializar o uso turístico do Lago de São Domingos, com suas praias agradáveis, e levar riqueza e geração de renda ao município.
O escoamento do agronegócio, da pecuária e agricultura, que são forças locais, também deve ser muito beneficiado com o asfaltamento das duas rodovias.
Com a estrada em livre trânsito, Posse (GO), Campos Belos (GO) , o sudeste do Tocantins e o oeste da Bahia estarão interligados, com livre acesso à educação superior, profissionalizante e a serviços de saúde.
São cerca de 60 km de rodovia que vai fazer uma grande diferença na vida de milhares de pessoas e mudar a cara uma região inteira.