Indignação no Nordeste de Goiás: empreiteira recolhe máquinas e paralisa obra da GO-447
Esta quarta-feira (6) foi de indignação, incredulidade, surpresa, tristeza e desesperança no Nordeste de Goiás, a região mais carente do estado.
A empreiteira Pavienge, contratada pelo Governo do Estado para concluir as obras de pavimentação da GO-447 e da GO-112, que liga a GO-118 à cidade Divinópolis de Goiás, recolheu os maquinários, devolveu aqueles locados e suspendeu por completo qualquer serviço nos canteiros.
Nem o Governo do Estado, através da Goinfra, nem a empresa estão sendo transparentes para informar a esses sofridos goianos o que de fato está ocorrendo.
Desde a semana passada que a empresa tem feito movimentos erráticos e recolhido seus equipamentos. O blog recebeu as primeiras informações da paralisação das obras no dia 29 de junho.
Funcionários da empresa disseram que a chefia reuniu os empregados, avisou que há três meses não recebe um tostão da Goinfra e que por isso estava dispensando a todos.
De imediato, o Blog procurou um posicionamento da empresa, que minimizou a encrenca.
“Esta informação não é correta. Não há problema de pagamento com a GOINFRA.
O que estamos resolvendo com a GOINFRA são questões administrativas do contrato e aproveitamos para fazer limpeza e manutenção dos equipamentos. Nenhum equipamento saiu da obra e ninguém foi demitido”, disse um representante da empreiteira na sexta-feira (1).
Ainda na quinta-feira (30), o deputado estadual Paulo Trabalho (PL-GO) foi à tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás para denunciar a paralisação total das obras, criticando o descalabro do problema.
Nesta quarta-feira (6), no entanto, a empresa não segurou mais as informações e disse que estava abandonando a obra de pavimentação da GO-447, por falta de condições contratuais.
O blog procurou a Goinfra, que até à noite não tinha expedido uma nota explicativa à sociedade.
Por falta de transparência, há especulações. Uma delas diz que com a subida dos preços do diesel e dos demais combustíveis, somada à inflação generalizada, o contrato firmado entre o governo e a empreiteira ficou inexequível.
Mesmo com diversos aditivos, não se chegou a um acordo razoável para a continuidade das obras e a empresa resolveu desistir.
Repercussão
Logo após a informação, um grupo de vereadores de Monte Alegre de Goiás foi ao canteiro da Prata (GO) tentar obter mais informações.
Por fim, gravaram um vídeo confirmando o abandono da obra e teceram severas críticas ao prefeito do município, Filipe Campos, acusado de inanição.
Prefeitos e vereadores da região também acionaram o deputado federal José Nelto (PP) para tentar encontrar uma solução. O parlamentar gravou um vídeo no final da tarde dizendo que iria à sede da Goinfra conversar pessoalmente com o presidente da agência, Pedro Sales.
Para piorar a situação, o imbróglio atingiu seu ápice no exato momento em que o governador Ronaldo Caiado está recolhido, em luto, por conta da morte prematura de um de seus filhos e logicamente não tem a mínima condição de ser importunado com a questão.
Importância da obra
No início de junho, a empreiteira Pavienge informou que tinha aberto uma terceira frente de trabalho nas obras de pavimentação das rodovias GO-447 e GO-112 que liga a GO-118 à cidade de Divinópolis de Goiás, no nordeste do estado, região de Terra Ronca.
“Estamos com uma frente de terraplenagem iniciando os serviços na GO-112 sentido Distrito da Prata. Outra, de capa, fazendo serviços de, T.S.D (Tratamento Superficial Duplo) na GO-447, distrito da Vazante sentido Prata, e uma terceira, equipe que vai iniciar o microrrevestimento do trecho Divinópolis até a Vazante”, o engenheiro Guth Halley.
Ainda de acordo com o coordenador da obra, já tinha sido executados 6 km de terraplenagem e 6 km de pavimentação, com três bueiros celulares e dez bueiros tubulares.
Cerca de 112 funcionários e 66 equipamentos estavam empregados e intensamente imbuídos na pavimentação desse trecho rodoviário, que pode ser um divisor de água no desenvolvimento social, econômico e turístico do Nordeste de Goiás.
Há mais de dez anos que este Blog vem clamando ao governo do estado a pavimentação do trecho e há 40 anos a sociedade regional amarga uma espera árdua.
O trecho que está sendo pavimentado liga a grande, rica e turística Chapada dos Veadeiros à também estonteante região de Terra Ronca, uma reserva estadual do bioma de cavernas.
O Parque Estadual de Terra Ronca, criado pela Lei 10.879, de 7 de julho de 1989, está localizado em São Domingos (GO) e possui uma área de, aproximadamente, 57.000 hectares.
O objetivo do parque é preservar a fauna, a flora, os mananciais e, em particular, as áreas de ocorrências de cavidades naturais subterrâneas e seu entorno, protegendo sítios naturais de relevância ecológica e reconhecida importância turística, assegurando e proporcionando oportunidades controladas para uso público, educação e pesquisa científica, como o “Seu Ramiro”, caverna com a maior boca natural do Brasil.
A estrada também deve potencializar o uso turístico do Lago de São Domingos, com suas praias agradáveis, e levar riqueza e geração de renda ao município.
O escoamento do agronegócio, da pecuária e agricultura, que são forças locais, também deve ser muito beneficiado com o asfaltamento das duas rodovias.
Com a estrada em livre trânsito, Posse (GO), Campos Belos (GO) , o sudeste do Tocantins e o oeste da Bahia estarão interligados, com livre acesso à educação superior, profissionalizante e a serviços de saúde.
São cerca de 60 km de rodovia que vai fazer uma grande diferença na vida de milhares de pessoas e mudar a cara uma região inteira.