Circuito integra meio ambiente, cultura e história: Caminho dos Goyazes, quer unir, por meio de trilhas, a cidade de Goiás ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Patrimônios mundiais reconhecidos pela Unesco, Cidade de Goiás, Brasília e a Chapada dos Veadeiros são pontos centrais do trajeto.
Além destes, há a passagem por cidades históricas nascidas no Ciclo do Ouro, como Pirenópolis; unidades de conservação ambiental, como Parque dos Pirineus; monumentos geológicos; e o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, o maior quilombo do País.
De acordo com a Goiás Turismo, parceira do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e de outras instituições na implantação do projeto, o trajeto dos Goyazes é inspirado por caminhos utilizados por índios, bandeirantes, tropeiros; naturalistas como Saint-Hilaire; tropas como a Coluna Prestes e missões como a Cruls.
A primeira etapa do Caminho dos Goyazes já está demarcada, embora a Goiás Turismo ainda vá fazer reforço e investimentos no trajeto, os 300 km do Caminho de Cora Coralina, entre cidade de Goiás e Corumbá (veja mapa), inaugurado em abril de 2018.
O segundo trecho é chamado de Caminhos do Planalto Central com extensão prevista para 290 km. Neste segmento a sinalização ainda não foi iniciada, o que deve acontecer em 2020.
Em conclusão
O Caminhos do Planalto Central inicia em Corumbá de Goiás, ponto de interligação com o Caminho de Cora Coralina, e segue até Abadiânia Velha.
A comunidade fica a cerca de 20 quilômetros de Abadiânia, situada às margens da BR-060, entre Anápolis e Brasília.
Na mesma região de Abadiânia Velha, o povoado histórico de Olhos D’Água, que encanta pelo colorido dos imóveis antigos, calmaria e gastronomia integra o trecho.
O caminho passa por Santo Antônio do Descoberto até chegar a Formosa. O município, localizado na Região Leste do Estado marca o início do Caminho dos Veadeiros, terceira etapa com 550 km de extensão.
Nesta etapa estão os municípios de São João D’Aliança, Alto Paraíso e Cavalcante. O Parque Nacional, que abraça a trilha tem como encantos espécies do Cerrado restritas à área, cachoeiras e outras belezas naturais.
A previsão do ICMBio era que no final deste ano o Caminho dos Goyazes estivesse concluído, agora previsão da Goiás Turismo é finalizar a empreitada nos próximos três anos.
“São caminhos baseados na exploração do ouro, da interiorização do Brasil, com a questão dos bandeirantes, sempre com o contexto histórico”, afirma o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.
Além do Caminho de Cora Coralina, os dois trajetos complementares do Goyazes poderão ser percorridos a pé, cavalo ou de bicicleta.
Conexão
O Caminho dos Goyazes também faz parte da Rede de Trilhas de Longo Curso.
Fonte: O Popular