Município de Combinado (TO) deixa vencer 252 de vacinas contra a Covid-19
- On:
- 0 comentário
Uma notícia muito triste veio do município de Combinado (TO), sudeste estado, nesta semana.
Técnicos da prefeitura da cidade, simplesmente, deixaram vencer 252 doses de vacinas da pfizer contra a Covid-19.
A descoberta da gravíssima irregularidade é do Ministério Público Estadual, que informou ter constatado a perda de 4.070 doses de vacina contra a covid-19 em Formoso do Araguaia e 252 em Combinado, durante inspeções realizadas por integrantes do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde) nos dias 19 e 26 de janeiro.
Do total, 1.534 doses estavam com prazo de validade vencido ou congeladas e outras 2.788 simplesmente sumiram.
Em Combinado, a inspeção constatou também que o alvará sanitário do local de armazenamento das vacinas não está atualizado.
Em Formoso (TO), foram perdidas 1.282 doses, das quais 996 da Pfizer, por ultrapassar o prazo de validade (entre outubro e novembro), e 286 da Coronavac, por congelamento, e que eram para a comunidade indígena.
Ainda de acordo com o relatório de inspeção dos promotores, o município não soube informar a destinação de outras 2.788 doses.
Também conforme o MPE, na fiscalização, descobriu-se que o alvará sanitário do local de armazenamento das vacinas venceu em 2021.
Enquanto países pobres, em especial da África, se acabando em Covid-19, sem imunizante, nós brasileiros desperdiçando tão importante e escasso produto ou mesmo se recusando a tomá-lo.
O outro lado
O blog entrou em contato com o prefeito de Combinado (TO), Lindolfo do Prado Neto, o Dofim, para ele explicar à comunidade o porquê da grave falha, mas ele não leu as mensagens até o momento.
Da mesma forma, o Blog procurou a Secretária de Saúde, Deuselia Palmeira Prado. Ela leu as mensagens, mas nada respondeu.
Com informações de Cleber Toledo